Inspeção Regional do Ambiente realizou 157 inspeções em 2018

A Inspeção Regional do Ambiente dos Açores realizou 157 inspeções em 2018, das quais cerca de duas dezenas foram incluídas em ações não programadas, adiantou o executivo regional.

“As inspeções em ações não programadas representaram cerca de 13% do número total de inspeções e foram realizadas em resultado de denúncias, incidentes ambientais ou solicitações institucionais”, adiantou o executivo açoriano, numa nota enviada à imprensa.

No ano passado, a Inspeção Regional do Ambiente recebeu “116 denúncias”, que resultaram em “27 inspeções no seu seguimento”, sendo os principais motivos relacionados com “resíduos, agricultura e pecuária, atividades alegadamente ilegais, ruído, áreas protegidas, espécies protegidas e exóticas, descarga de águas residuais e emissões atmosféricas”.

Segundo o executivo açoriano, registaram-se “330 autos de notícia e/ou participação com origem em outras entidades”, a maioria através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, mas também através dos Vigilantes da Natureza da Direção Regional do Ambiente.

Foram instaurados 161 novos processos de contraordenação, dos quais 68 resultaram em condenação, tendo sido aplicadas coimas no valor de 106.050 euros.

Mais de metade das inspeções programadas (66%) realizaram-se em estabelecimentos comerciais, o que segundo o Governo Regional se deveu essencialmente “à continuidade da campanha de verificação do cumprimento do regime da ecotaxa aplicável aos sacos de plástico”.

Foram ainda realizadas inspeções em “atividades de gestão de resíduos, atividades de agricultura e produção animal, indústria alimentar e de bebidas, produção de eletricidade, atividades de reparação automóvel, transporte e armazenagem, unidades hospitalares e similares, ordenamento do território e instalações de refrigeração”.

Continue a ler este artigo no Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Incentivos à Inovação Produtiva: um sprint final até aos 501 milhões
Próximo A sustentabilidade é rentável. Sim, é uma afirmação

Artigos relacionados

Notícias máquinas agrícolas

Cuidado com os cardans!

O Dylan Fulton vive na cidade Hearne, Texas, USA. Há 3 dias sofreu um acidente com o cardan do trator: “A minha camisa foi apanhada pela tomada de força do trator e levou-me com ela. Para além […]

Nacional

Incêndios: PSD questiona MAI sobre falta de pagamento a bombeiros voluntários em setembro

Numa resposta enviada ao MAI, o grupo parlamentar do PSD quer saber quando pretende o Governo e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pagar os honorários em atraso relativos ao mês de setembro dos bombeiros que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2019 e qual o montante total em dívida. […]

Nacional

PEPAC vai contribuir para uma gestão ativa e sustentável de todo o território

O Conselho de Acompanhamento da Política Agrícola Comum (PAC) vai reunir esta segunda-feira para discutir o Plano Estratégico da PAC (PEPAC), que operacionaliza a sua aplicação […]