[Fonte: Agricultura e Mar]
A InovTerra — Associação para o Desenvolvimento Local, com sede em Vila Pouca-Salzedas, concelho de Tarouca, está a organizar mais um workshop sobre a cultura do sabugueiro.
A iniciativa está agendada para o próximo dia 19 de Outubro de 2019 e versará sobre a instalação da cultura do sabugueiro.
Inscrição obrigatória
A participação tem um custo de 22,5 euros para sócios da InovTerra e de 30 euros para não sócios. Estes valores incluem almoço e certificado de presença.
A inscrição prévia é obrigatória até 17 de Outubro.
Para mais informações, deverá endereçar email para inovterra@gmail.com ou contactar a Associação através dos telefones 254 677 510 / 963 630 803.
O sabugueiro
O sabugueiro, Sambucus nigra L., é comum em galerias ripícolas e em sebes húmidas e sombrias, contudo é capaz de tolerar solos secos e também prospera em locais quentes e com muita luz. Tanto em solos ácidos como muito alcalinos.
Ocorre em altitudes inferiores a 1.700m. Tolera poluição atmosférica e sítios costeiros. É resistente à poda, mesmo cortado pela base irá regenerar. As flores são atractivas para os insectos e as bagas para os pássaros, desviando-os de árvores fruteiras. Boa planta como pioneira no restabelecimento de áreas florestais.
Usos
O sabugueiro é utilizado em doces, como tintureira (usada em vinho e em tecidos), repelente de vertebrados e como erva medicinal (aparelho respiratório, digestivo, contra diarreias e queimaduras bem como tratamento para diabéticos). É também usada como planta medicinal para o gado.
É uma cultura de importância económica crescente em algumas regiões do Norte e Centro, como a região de Tarouca.