INE: Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – abril 2019

INE: Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – abril 2019

[Fonte: INE] O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas divulga um conjunto de informação conjuntural relativa ao sector primário. A estrutura desta publicação proporciona, através de dados, gráficos e tabela disponibilizados, uma oportunidade de acompanhar estas temáticas e analisar a evolução através das séries cronológicas apresentadas. A análise qualitativa é acompanhada por alguns elementos gráficos.

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de março, apontam para uma diminuição na produtividade dos cereais face à campanha anterior, consequência da escassa precipitação ocorrida ao longo do mês. O desenvolvimento vegetativo foi diminuto, encontrando-se a maioria das searas na fase do espigamento. Prevêem-se reduções nos rendimentos unitários de 20% para o trigo duro e triticale, 15% para o trigo mole e aveia e de 5% para o centeio.

Quanto à batata, apesar da falta de resposta do mercado nacional para algumas variedades de batata de semente, a plantação decorreu normalmente, estimando-se que a área plantada ronde os 22 mil hectares (+4% face a 2018).

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo foi 36 095 toneladas em fevereiro de 2019, o que correspondeu a um acréscimo de 2,1% (-1,5% em janeiro), devido ao maior volume de abate registado nos suínos (+2,8%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 26 316 toneladas em fevereiro de 2019, o que representou um acréscimo de 1,7% (-1,5% em janeiro), devido ao maior volume de perus (+39,8%), patos (+3,4%) e coelhos (+18,2%).

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um acréscimo de 8,1% em fevereiro de 2019 (+6,4% em janeiro), com 27 405 toneladas. A produção de ovos de galinha para consumo teve também um aumento de 0,9% (-0,3% em janeiro), com 8 390 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 146,1 mil toneladas em fevereiro de 2019, o que indica um decréscimo de 2,2%, mantendo a tendência do mês anterior (-2,9% em janeiro). A produção total de lacticínios foi também inferior à do mês homólogo em 3,2% (-5,0% em janeiro), devido essencialmente à redução do leite para consumo (-4,1%), da nata para consumo (-14,8%) e da manteiga (-6,9%)

Pescado capturado

O volume de capturas de pescado em Portugal aumentou 34,2% em fevereiro de 2019 (+15,9% em janeiro), justificado sobretudo pela maior captura de peixes marinhos, mas também de crustáceos e moluscos. Às 7 809 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 20 800 mil euros, valor que representou um acréscimo de 22,4% (+20,0% em janeiro). O preço médio do pescado descarregado foi 2,52 Euros/kg, ou seja, um decréscimo de 10,4% (-6,8% em janeiro).

Preços e índices de preços agrícolas

Em março de 2019, as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata (+134,8%), hortícolas frescos (+9,7%), azeite a granel (-26,7%), ovos (-23,3%) e plantas e flores (-9,2%). Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos suínos (+8,3%), ovos (+7,6%), hortícolas frescos (-12,4%) e azeite a granel (-6,4%). Em dezembro de 2018, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 1,5%. Idêntica tendência para o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) com uma variação positiva de 0,6%. Relativamente ao mês anterior, observaram-se reduções de 0,7% e de 0,1% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e no índice de preços de bens e serviços de investimento, respetivamente.

→Consulte aqui o documento←

Comente este artigo
Anterior Investigadores criam estratégias para impulsionar adesão à vacinação por parte de produtores pecuários de países pobres
Próximo Cotações – Suínos – Informação Semanal – 22 a 28 Abril 2019

Artigos relacionados

Cotações ES

Se frenan los fuertes recortes en los precios de los corderos

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Los precios de los corderos oscilaron esta semana entre repeticiones y descensos, pero de menor cuantías que en las semanas anteriores, frenándose las fuertes bajadas anotadas en los precios de todos los pesos y categorías en las últimas semanas. […]

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Zootécnico – Viseu

Este profissional será responsável pela gestão, planeamento e acompanhamento da equipa e do trabalho na nossa exploração suinícola na zona de Oliveira de Frades. […]

Dossiers

Projeto luso-espanhol apoia investigação e inovação nas empresas em três regiões

[Fonte: ECO]
Innoace faz, por exemplo, uma gestão inteligente e uma agricultura de precisão, que usa imagens de satélite para ajudar agricultores a tomar decisões de rega e de fertilização dos solos.
A cooperação em rede na investigação e inovação para melhorar processos e desenhar novos produtos, […]