Incêndios: Proença-a-Nova apoia proprietários afetados em 2020

Incêndios: Proença-a-Nova apoia proprietários afetados em 2020

A Câmara de Proença-a-Nova apoiou 46 proprietários de terrenos agrícolas que foram afetados pelos incêndios que em 2020 devastaram cerca de 3.400 hectares de área no concelho, anunciou hoje o município.

Em comunicado enviado à agência Lusa, este município do distrito de Castelo Branco refere que o apoio aos 46 proprietários rondou os 20 mil euros.

“Este apoio abarcou principalmente proprietários que não puderam apresentar candidatura aos apoios governamentais de restabelecimento do potencial produtivo das explorações agrícolas por se enquadrarem na agricultura de subsistência, para consumo próprio”, lê-se na nota.

Segundo a autarquia, a verba foi utilizada para compra de material para a reconstrução de coberturas de palheiros e anexos agrícolas, de mangueiras e tubos utilizados na agricultura e de espécies frutícolas quando as árvores ardidas não tiveram capacidade de recuperação.

Nos casos em que os proprietários já tinham feito a aquisição, foi devolvido o valor mediante apresentação de fatura.

“Depois da apresentação das candidaturas, cujo prazo terminou em março deste ano, os técnicos do município [Proença-a-Nova], que já haviam realizado um primeiro levantamento no pós-incêndio, regressaram ao terreno para confirmação das informações prestadas”, refere.

A Câmara de Proença-a-Nova, desde 2016, que tem apoiado os proprietários que sofreram perdas ao nível das construções e potencial agrícola, em complemento às medidas disponibilizadas pelo Governo, na sequência dos incêndios florestais que têm fustigado o concelho.

Comente este artigo
Anterior «O nosso dever é ouvir os produtores e envolvê-los no processo de decisão»
Próximo «Estamos a aumentar a nossa oferta de produtos para agricultura biológica»

Artigos relacionados

Notícias florestas

Produção de Batatas em cama de Eucalipto

Na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo impera o sistema do montado, tal como era feito na Idade Média. “Trata-se de um modelo totalmente agro-ecológico, que imita a natureza e […]

Últimas

António Costa na FNA 2019: “agricultura um sector essencial para o desenvolvimento do País”

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, visitou hoje, 9 de Junho, a 56.ª Feira Nacional de Agricultura/66.ª Feira do Ribatejo, […]

Dossiers

Especialistas de lareiras – Henrique Pereira dos Santos

Em dezenas de discussões sobre o impacto das diferentes espécies de árvores nos fogos – de maneira geral a propósito da tese, muito popular, mas errada, de que o problema de fogos […]