Incêndio quase dominado em Barcelos

Incêndio quase dominado em Barcelos

[Fonte: Rádio Renascença]

O incêndio que lavra nos lugares de Tamel e Vilar do Monte, no concelho de Barcelos, está 80% dominado, avança a Proteção Civil à Renascença. Há apenas uma frente ativa.

No combate às chamas estão 115 bombeiros, apoiados por 36 viaturas. Os meios aéreos, que começaram por ser dois e foram reforçados para quatro, já recolheram devido à falta de visibilidade.

O incêndio teve origem numa queimada, na zona de Tamel, e alastrou-se para uma zona de mato e floresta. O alerta foi dado às 13h26.

O vento e temperatura elevada dificultaram o trabalho dos bombeiros, mas com o cair da noite o combate ao fogo começou a evoluir de forma mais favorável.

Face ao calor que se faz sentir neste fim de semana, o ministro da Administração Interna pede aos portugueses que evitem comportamentos de risco, nomeadamente na agricultura.

O risco de incêndio é muito elevado nos distritos de Faro e Portalegre e elevado em 22 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Na terça-feira, o risco de incêndio volta a subir, com mais de 70 concelhos em risco elevado, 16 em muito elevado e um em risco máximo (Mação, no distrito de Santarém).

Comente este artigo

O artigo Incêndio quase dominado em Barcelos foi publicado originalmente em Rádio Renascença

Anterior InovTerra organiza mais um workshop sobre a cultura do sabugueiro - 18 de maio - Vila Pouca de Salzedas
Próximo Las almendras ecológicas han subido más de un 3% en lo va de año

Artigos relacionados

Notícias Apoios

Regime de apoio de aconselhamento agrícola passa a apoiar 100% das despesas elegíveis

[Fonte: Gazeta Rural]
O Governo procedeu à quarta alteração do regime de aplicação de operações de apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola, passando a apoiar a totalidade das despesas elegíveis, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República. […]

Últimas

Como uma betoneira pode ser usada para recuperar madeira queimada

O destino da madeira ardida nos fogos que têm consumido uma vasta área florestal, em especial na zona centro, é uma das questões polémicas no rescaldo dos incêndios. Uma simples betoneira, máquina usada na construção civil, é um dos métodos para a “lavagem” da madeira queimada, […]

Dossiers

Produtores querem que preço mínimo do leite ascenda a 37 cêntimos em 2019

[Fonte: Jornal de Negócios]
A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep) defendeu esta quinta-feira que o preço mínimo do leite pago aos produtores deve ascender a 37 cêntimos em 2019, aproximando-se do custo de produção, para colmatar as dificuldades do sector. […]