Incêndio quase dominado em Barcelos

Incêndio quase dominado em Barcelos

O incêndio que lavra nos lugares de Tamel e Vilar do Monte, no concelho de Barcelos, está 80% dominado, avança a Proteção Civil à Renascença. Há apenas uma frente ativa.

No combate às chamas estão 115 bombeiros, apoiados por 36 viaturas. Os meios aéreos, que começaram por ser dois e foram reforçados para quatro, já recolheram devido à falta de visibilidade.

O incêndio teve origem numa queimada, na zona de Tamel, e alastrou-se para uma zona de mato e floresta. O alerta foi dado às 13h26.

O vento e temperatura elevada dificultaram o trabalho dos bombeiros, mas com o cair da noite o combate ao fogo começou a evoluir de forma mais favorável.

Face ao calor que se faz sentir neste fim de semana, o ministro da Administração Interna pede aos portugueses que evitem comportamentos de risco, nomeadamente na agricultura.

O risco de incêndio é muito elevado nos distritos de Faro e Portalegre e elevado em 22 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Na terça-feira, o risco de incêndio volta a subir, com mais de 70 concelhos em risco elevado, 16 em muito elevado e um em risco máximo (Mação, no distrito de Santarém).

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior InovTerra organiza mais um workshop sobre a cultura do sabugueiro - 18 de maio - Vila Pouca de Salzedas
Próximo Rui Amendoeira representa associação industrial angolana

Artigos relacionados

Nacional

Pagamentos de Setembro 2017

No dia 29 de setembro de 2017, conforme procedimento habitual, o IFAP irá proceder a pagamentos num montante total de cerca de 56 milhões de euros*

Nacional

Vai começar a ser produzido arroz dourado

Em 2000, Ingo Potrykus, Professor do Institute of Plant Sciences do Swiss Federal Institute of Technology (ETH), de Zurique, foi capa da edição da revista TIME que apelidava o arroz dourado como “um excelente exemplo de engenharia genética de plantas” […]

Notícias florestas

Impacto de fogos de 2019-2020 na Austrália equivalente a vulcão

Os fogos de 2019-2020 na Austrália, que devastaram 10 milhões de hectares de terra, tiveram também um impacto na camada superior da atmosfera, semelhante ao dos maiores vulcões […]