O incêndio que lavra nos lugares de Tamel e Vilar do Monte, no concelho de Barcelos, está 80% dominado, avança a Proteção Civil à Renascença. Há apenas uma frente ativa.
No combate às chamas estão 115 bombeiros, apoiados por 36 viaturas. Os meios aéreos, que começaram por ser dois e foram reforçados para quatro, já recolheram devido à falta de visibilidade.
O incêndio teve origem numa queimada, na zona de Tamel, e alastrou-se para uma zona de mato e floresta. O alerta foi dado às 13h26.
O vento e temperatura elevada dificultaram o trabalho dos bombeiros, mas com o cair da noite o combate ao fogo começou a evoluir de forma mais favorável.
Face ao calor que se faz sentir neste fim de semana, o ministro da Administração Interna pede aos portugueses que evitem comportamentos de risco, nomeadamente na agricultura.
O risco de incêndio é muito elevado nos distritos de Faro e Portalegre e elevado em 22 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.
Na terça-feira, o risco de incêndio volta a subir, com mais de 70 concelhos em risco elevado, 16 em muito elevado e um em risco máximo (Mação, no distrito de Santarém).