Escolas Profissionais Agrícolas de Portugal recebem Ciclo de Workshops informativos e um Concurso Nacional que vai premiar as melhores ideias de negócio
Num plano de desenvolvimento dinâmico, direcionado para a promoção de conhecimento e empreendedorismo, durante os meses de maio e junho a AJAP vai implementar duas atividades por Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural do país.
Na primeira dessas atividades, cada Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural vai receber um Workshop/ Ação de Informação e Divulgação, ministrado por profissionais do setor, com abordagem às temáticas: Ser Jovem Agricultor (JA), Ser Jovem Empresário Rural (JER), Desafios da Agricultura e no Território, Noções de Empreendedorismo, Oportunidades e Financiamentos.
Na segunda atividade, em paralelo a AJAP lança o I Concurso Nacional de Jovens Talentos Agro-rurais, com o intuito de despertar o espírito empreendedor agrícola e de inovação, desafiando os formandos finalistas destas escolas a construir uma ideia original de negócio que se enquadre nas áreas: do Desenvolvimento Rural; da Produção, Transformação e Comercialização dos Produtos; Proteção do Meio Ambiente, Atividade Florestal e Prestação de Serviços Agrorurais; Turismo rural, Agroturismo e Enoturismo; Novas tecnologias e inovação.
O I Concurso Nacional de Jovens Talentos Agro-rurais é dedicado a todos os finalistas destas Escolas Profissionais Agrícolas, e vai selecionar e premiar seis projetos de caráter inovador, sendo atribuídos seis prémios que se destaquem pelas melhores pontuações obtidas. O período de candidaturas tem início dia 2 de maio e encerra no dia 3 de junho.
Esta é mais uma ação conjunta entre a AJAP e a Caixa Central do Crédito Agrícola, associada às Caixas de Crédito Agrícolas Regionais, e desta vez com o fundamental apoio e coorganização da APEPA – Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas e tem como objetivo central desafiar e acautelar os jovens para o empreendedorismo agrícola e rural, expondo as potencialidades, as oportunidades bem como algumas sugestões para minimizar os riscos e adversidades.
Esta dupla iniciativa de caráter nacional conta ainda com o apoio da Universidade Lusófona do Porto e do Instituto Piaget.