Guiné-Bissau. Fundação João XXIII entrega duas ambulâncias, material hospitalar e agrícola

Guiné-Bissau. Fundação João XXIII entrega duas ambulâncias, material hospitalar e agrícola

[Fonte: Observador]

A Fundação João XXIII entregou esta quinta-feira, em Bissau, duas ambulâncias e material hospitalar e agrícola no âmbito do apoio que tem dado à Guiné-Bissau há mais de 25 anos.

As ambulâncias foram entregues à organização não-governamental Mães do Mundo e ao hospital de Nhoma, no setor de Nhacra, em Oio, região que já recebeu 12 ambulâncias, segundo a Fundação João XXIII. O material agrícola foi entregue a associações de mulheres agricultoras da Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas no local da cerimónia, que decorreu num bairro de Bissau, o representante da Fundação João XXIII, uma organização católica portuguesa, na Guiné-Bissau, Raul Daniel da Silva, explicou que os donativos vão beneficiar milhares de pessoas e crianças, mas lamentou a falta de apoio das autoridades guineenses.

Estamos a ter dificuldades no desbloqueamento dos materiais e queremos mostrar ao Governo da Guiné-Bissau que há pessoas que querem apoiar este país e ele também deve fazer alguma coisa para bem da população e crianças que apoiamos”, disse o representante da Fundação João XXIII.

Raul Daniel da Silva referia-se ao preço que tem de pagar ao Estado guineense para fazer sair do porto os contentores que trazem o material doado.

“Achamos que é um ponto injusto porque estamos a apoiar com vontade”, disse, lamentando que no porto de Bissau calculem o valor da mercadoria doada como se fosse para fins comerciais ou lucrativos.

Além de ações de solidariedade, a fundação apoia o setor da educação e organiza desde há nove anos a vinda de uma missão de médicos de oftalmologia, denominada “Visão Guiné”, que dá consultas e realiza operações gratuitas no Hospital de Cumura.

A próxima missão da “Visão Guiné” vai decorrer entre os dias 1 e 15 de fevereiro.

A Fundação João XXIII apoia também crianças guineenses com problemas cardíacos a serem transferidas para Portugal para receberem tratamento médico.

Comente este artigo

O artigo Guiné-Bissau. Fundação João XXIII entrega duas ambulâncias, material hospitalar e agrícola foi publicado originalmente em Observador.

Anterior Programa de actividades na Fruit Logistica 2019
Próximo Les chauves-souris géantes de l'île Maurice, tuées pour leur gourmandise

Artigos relacionados

Notícias Inovação

CompetitiveSouthBerries mostra trabalho de inovação em morango e amora

[Fonte: Agricultura e Mar]
O projecto GO-CompetitiveSouthBerries vai realizar, no dia 20 de Maio, a 7.ª Acção de Demonstração com visita ao campo piloto da produção de morango tray, na Quinta da Moita Redonda — Campina Produção Agrícola  (Grupo Hubel) — e aos campos de demonstração da cultura da amora na tecnologia long-cane (Quinta do Patarinho – Beirabaga). […]

Últimas

Fungicida biológico VINTEC registado para a proteção da Vinha contra Doenças do Lenho

A Belchim / Bi-Pa, empresa multinacional de inovação presente em Portugal obteve da DGAV recentemente a autorização de venda para a o produto VINTEC, destinado à proteção das Vinhas já instaladas e em viveiro, contra as doenças do Lenho: Esca, BDA e Eutipiose.
O produto está agora disponível para os Viticultores Nacionais, […]

Nacional

Vinalda distribui vinhos da Quinta Vale D’Aldeia

[Fonte: Gazeta Rural]

A partir de 1 de junho de 2019, a Quinta Vale D’Aldeia, situada na Mêda, vai juntar-se ao portefólio da Vinalda, reforçando a presença da distribuidora nacional naquela importante região, com as marcas Quinta Vale D’Aldeia, […]