Grandes reacendimentos no incêndio em Vila de Rei. Situação complicou-se na última hora

[Fonte: Expresso]

Três grandes reacendimentos estão nesta altura a preocupar os bombeiros que combatem os incêndios de Sertã, Vila de Rei e Mação, onde se vive a pior situação.

Casas da Ribeira, Cardigos e Freixoeiro são as piores frentes, num fogo que mantém cortada a estrada nacional 348. “Está a arder o que tinha escapado aos fogos de 2017”, avisam os bombeiros. Para além destes há outros cinco reacendimentos a preocupar o comando da Proteção Civil.

No local permanecem 16 meios aéreos, embora alguns estejam a proceder a reabastecimentos, e cerca de mil bombeiros. Operam ainda seis máquinas de rasto, que abrem aceiros para travar o fogo.

“As mudanças de vento, e o aumento da intensidade, ditaram estes reacendimentos que começaram a surgir perto das 16 horas e que estão a ser difíceis de debelar, sobretudo devido ao imenso calor que se faz sentir”, conta um dos comandantes de um grupo de socorro.

Em Mação, concelho reduzido a uma área de apenas 20% de floresta depois dos fogos de 2017, as chamas estão a consumir o que restou dos incêndios dos anos anteriores e encaminham-se para o concelho de Abrantes, embora estando ainda longe.

Comente este artigo

O artigo Grandes reacendimentos no incêndio em Vila de Rei. Situação complicou-se na última hora foi publicado originalmente em Expresso.

Anterior Incêndios: União Europeia diz estar disponível para ajudar Portugal
Próximo Marcelo em Mação, Vila de Rei e Sertã após o fim dos incêndios

Artigos relacionados

Últimas

Balanço da vindima de 2017 na Região Demarcada do Douro

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) apresenta dados de produção deste ano.
Na Região Demarcada do Douro (RDD) registam-se aumentos generalizados na produção, em comparação com o ano anterior, que se enquadram na média da última década. Em 2017, as condições climatéricas obrigaram a antecipar as vindimas como não há memória e provocaram um desvio dos resultados da colheita em relação às previsões. […]

Nacional

Produtor de azeite espanhol coloca escala de intensidades dos azeites nas embalagens

[Fonte: Vida Rural]

A Coosur, um dos maiores produtores de azeite de Espanha, apresentou esta semana, no âmbito do Salón Gourmets, que decorreu em Madrid, um rótulo com escala de intensidade para os seus azeites. De acordo com a empresa, o objetivo é […]

Últimas

Jovens patrulham a cavalo serras de Valongo para prevenir incêndios

[Fonte: Público]

Trinta adolescentes trocam uma parte das férias, entre Julho e Setembro, por três patrulhas diárias, a cavalo, munidos de binóculos, telemóvel e cartas militares nas serras de Valongo, a fazer a prevenção de incêndios.

O projecto “Vigia a cavalo” resulta de uma parceria entre o Centro Hípico de Valongo e a câmara local, […]