O Governo de Timor-Leste e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) entregaram equipamentos a agricultores para promover o aumento da produção agrícola e a segurança alimentar, informou hoje o Executivo timorense.
O donativo foi feito no âmbito de um programa, com duração de dois anos, que está a ser desenvolvido pelo Conselho Nacional para a Soberania Alimentar e Nutrição de Timor-Leste e a FAO nos municípios de Covalima, a sudoeste de Díli, e Viqueque, no leste do país. O programa é financiado pelo Fundo Conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O donativo, que inclui a distribuição de 28 tratores manuais e 28 debulhadoras de arroz, foi distribuído a 28 grupos de agricultores provenientes de oito sucos (conjunto de aldeias) do município de Viqueque e vai beneficiar 280 pessoas.
“Cada grupo recebeu um conjunto de equipamentos destinados a apoiar as atividades agrícolas locais e a melhorar a eficiência na preparação dos solos e no processamento pós-colheita”, explicou o Governo timorense.
Dados do Governo indicam que aquela zona do país dispõe de cerca de 4 mil hectares de área agrícola, mas apenas 300 hectares são cultivados.
O Governo de Timor-Leste lançou há cerca de um ano um Plano de Ação Nacional Multissetorial de Nutrição, que visa reduzir para menos de 25%, até 2030, o atraso no crescimento infantil, que afeta quase metade das crianças timorenses com menos de cinco anos.
Os dados do Governo referem que 47% das crianças com menos de cinco anos sofre de má nutrição crónica, 8,6% de desnutrição aguda, 32% tem peso abaixo do previsto e deficiências de vitamina A, ferro e iodo.

















































