Governo tem incentivo de 320 M€ para criação de centrais de biomassa

Governo tem incentivo de 320 M€ para criação de centrais de biomassa

A Comissão Europeia aprovou esta semana um apoio de cerca de 320 milhões de euros que será aplicado na construção de centrais de biomassa em Portugal. De acordo com o Governo português, o objetivo é promover a limpeza de áreas de elevado risco de incêndio.

De acordo com o Jornal de Negócios, estas instalações deverão localizar-se em áreas consideradas “críticas” no que diz respeito a risco de incêndio e têm como objetivo incentivar os donos destas áreas a proceder à sua limpeza para utilizar os resíduos florestais para produção de energia.

A Comissão Europeia diz ainda que este esquema de financiamento deverá prolongar-se por 15 anos e deverá financiar-se “através de um aumento nas tarifas de energia”, apesar de ainda não se saber de que forma esta medida se vai refletir nas faturas dos consumidores.

Bruxelas acredita que este projeto irá “ajudar Portugal a aumentar a quota de eletricidade proveniente de fontes renováveis“, uma medida que vai ao encontro dos objetivos climáticos definidos pela União Europeia.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior "É urgente mudar relação do Estado com as associações de bombeiros e produtores florestais"
Próximo Ministério da Agricultura refuta afirmações da CAP sobre execução do PDR 2020

Artigos relacionados

Nacional

PSP detém quarteto em Elvas por furto em flagrante de 640kg de fruta

[Fonte: Rádio Campanário] A Polícia de Segurança Pública realizou a detenção de 4 pessoas, quando em flagrante delito, furtavam produtos frutícolas de um terreno agrícola perto da cidade de Elvas.  […]

Eventos

Inseminação Artificial em Suiniculturas Familiares – uma rotina possível – 22 de Agosto – Alcobaça

A Associação de Agricultores da Região de Alcobaça organiza workshop subordinado ao tema da inseminação artificial em suiniculturas.
O workshop decorra pelas 16h, […]

Cotações ES

El precio de la almendra Ecológica alcanzan su máximo histórico


Las cotizaciones de las almendras continúan subiendo una semana más. La situación de los mercados internacionales y una mayor demanda interior son las responsables de esta constante tendencia alcista que se produce cuando su recolección está […]