Governo marca ​Conselho de Ministros dedicado ao Ambiente

Governo marca ​Conselho de Ministros dedicado ao Ambiente

[Fonte: Rádio Renascença]

O secretário de Estado da Energia, João Galamba, anunciou esta quinta-feira que o Conselho de Ministros de dia 06 de junho será dedicado ao Ambiente e nele o Governo aprovará uma revisão para as centrais de biomassa.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma conferência promovida pela Associação de Energias Renováveis (APREN) para comemorar o Dia do Sol, o governante explicou que a intenção do executivo é privilegiar novos projetos que aproveitem melhor a energia térmica (em detrimento das centrais dedicadas à produção de eletricidade).

“O que muda é que neste momento existe um decreto-lei que fala em biomassa mas deixa em aberto que tipo de centrais estamos a falar. Estamos a concretizar e dizer que a prioridade do apoio público será para centrais eficientes do ponto de vista energético. Não é uma central dedicada de biomassa para produção de eletricidade, pois essas têm eficiências em torno dos 20-25% e a cogeração ou trigeração têm superiores a 80%”, disse.

Os critérios para conseguir os apoios devem assim ser os seguintes: situarem-se em zonas com risco elevado de incêndio, ter uma cadeia logística de aprovisionamento de biomassa que contribua para a preservação florestal e a limpeza de florestas e que dimensionem a central “de acordo com consumos de energia térmica comprovada”.

Comente este artigo

<span class="feed-rss-footer">O artigo <a title="Governo marca ​Conselho de Ministros dedicado ao Ambiente" href="https://rr.sapo.pt/noticia/152407/governo-marca-conselho-de-ministros-dedicado-ao-ambiente?utm_medium=rss" target="_blank" rel="nofollow noopener"><i>Governo marca ​Conselho de Ministros dedicado ao Ambiente</i></a> foi publicado originalmente em <a href="https://rr.sapo.pt/rss/rssfeed.aspx?section=section_noticias" target="_blank" rel="nofollow noopener">Rádio Renascença</a>.</span>

Anterior FENAREG propõe estratégia de longo prazo para o regadio em Portugal
Próximo Vinha e vinho no centro da Feira Nacional de Agricultura 2019

Artigos relacionados

Nacional

Jornadas internacionais: O aproveitamento Resineiro

[Fonte: Voz do Campo]

O Município de Proença-a-Nova acolherá, nos dias 30 e 31 de maio de 2019, a conferência internacional “O Aproveitamento Resineiro – Florestas com Futuro” que terá lugar no Centro Ciência Viva da Floresta.
Esta é uma reunião decisiva para avançar na estruturação do setor das resinas a nível europeu, […]

Eventos

Qual o valor das plantas e flores no meio urbano? As respostas no CLBHort 2017 -1 a 4 Novembro 2017 – Lisboa

Mesa Redonda 7: Desafios e oportunidades para a fileira das plantas ornamentais e do paisagismo
Os serviços ecossistémicos proporcionados pelas plantas, parques e/ou jardins cada vez são mais reconhecidos, criando novos desafios e oportunidades.  Vamos ouvir o que as Sementes de Portugal, a Associação de Plantas e Jardins em Climas Mediterrâneos (muito ligada ao turismo de jardinagem) e profissionais da Engenharia Natural e Coberturas Ajardinadas, […]

Sugeridas

Continente vai comprar 10 mil toneladas de laranja do Algarve

[Fonte: Vida Rural]

Até ao mês de junho, as lojas Continente só vendem laranjas do Algarve com denominação IGP– Indicação Geográfica Protegida. De acordo com a insígnia, no âmbito desta parceria com a produção nacional, o Continente prevê adquirir cerca de 10 mil toneladas de laranja do Algarve. […]