O ministro da Agricultura e do Mar assegurou hoje, no parlamento, que o Governo fez um ‘upgrade’ às direções regionais de agricultura e criticou o seu desmantelamento pelo Partido Socialista (PS).
“A senhora deputada Júlia Rodrigues [PS] não disse que foi o Partido Socialista que acabou com as direções regionais. Nós fizemos um ‘upgrade’. Para além de termos novos diretores regionais, estes estão sentados à mesa no respetivo programa operacional regional”, afirmou José Manuel Fernandes, numa audição parlamentar conjunta com as comissões de Agricultura e Orçamento.
No ano passado, José Manuel Fernandes assegurou, no parlamento, que o seu ministério voltaria a ter “poder de direção” em relação aos serviços regionais, precisando que o responsável por estes serviços vai ser vice-presidente das CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Esta solução já tinha sido avançada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na Assembleia da República.
Em 29 de outubro do mesmo ano, o Governo aprovou em Conselho de Ministros alterações ao funcionamento das CCDR, passando estes organismos a ter um vice-presidente nomeado pelo Ministério da Agricultura, que partilhará responsabilidades com o da Coesão.
Na anterior legislatura, o Governo (PS) decidiu passar as competências das direções regionais de agricultura para as CCDR, decisão que tem vindo a ser contestada pelo setor.
			

















		    
								
























