Governo dos Açores diz que 2018 foi ano recorde de abate de bovinos

Governo dos Açores diz que 2018 foi ano recorde de abate de bovinos

[Fonte: Açoriano Oriental]

O secretário regional da Agricultura dos Açores sublinhou, esta terça-feira, que 2018 foi um ano recorde na região no que se refere ao abate de bovinos, o que trouxe mais-valias financeiras, por exemplo, com a exportação de carne.

“Em 2018, do ponto de vista da produção, registou-se o maior número de animais abatidos na região, cerca de 73 mil. Esse crescimento resulta muito do aumento significativo verificado nas exportações, ou seja, 14,5%”, vincou João Ponte, em declarações à agência Lusa.

O governante falava após ter visitado um estabelecimento de venda de carnes no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.

As alterações promovidas pelo Governo dos Açores ao programa comunitário POSEI foram destacadas por João Ponte como necessárias para os efeitos “positivos” para o setor, destacando o secretário regional, por exemplo, a divisão do prémio ao abate por semestres em 2018, bem como a redução do período de retenção dos animais, que passou de cinco para três meses.

Um dos próximos objetivos no setor passa por reforçar o desmanchar da carne nos matadouros da região, para que a venda não seja somente feita em carcaça – tal significaria “criar mais emprego nos Açores” e gerar outro tipo de mais-valias económicas.

Este ano, sinalizou ainda João Ponte, decorrerá o processo de certificação dos matadouros do Faial, da Graciosa, das Flores e de São Jorge.

Comente este artigo

O artigo Governo dos Açores diz que 2018 foi ano recorde de abate de bovinos foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior Criada Associação Portuguesa de Ciência Avícola para promover “conhecimento avícola”
Próximo Governo diz que mais de 50% do Programa de Desenvolvimento Rural foi executado

About author

Artigos relacionados

Últimas

Workshop de Agricultura de Precisão -10 de Fevereiro 2018 – Paredes

Aumentar a eficiência das explorações, reduzindo por exemplo os inputs,  pode ser um pesadelo da gestão agrícola. As novas tecnologias são o melhor aliado do produtor, desde as sondas que permitem avaliar o teor de humidade do solo, passando pelas ferramentas de NDVI com utilização de drones, […]

Nacional

Portugal produz menos vinho, mas consome mais

[Fonte: Público]
Naquele que é apontado o melhor ano desde 2000 para a produção vitivinícola mundial, em Portugal a quebra de produção deverá atingir os 22%, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Portugal é o país que mais cai em termos de produção, […]

Nacional

Incêndio florestal faz um morto em Oliveira de Azeméis. PJ investiga

[Fonte: Rádio Renascença]

Um homem, de 65 anos, foi encontrado morto esta terça-feira na sequência de um incêndio florestal em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o caso.
Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros de Fajões, […]