Governo divulga mapa das freguesias prioritárias para limpeza de combustível

Governo divulga mapa das freguesias prioritárias para limpeza de combustível

Comunicado conjunto do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ministério da Administração Interna

O Governo divulgou hoje o mapa (em anexo) das freguesias de 1ª e 2ª prioridade para limpeza no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SNDFCI). Trata-se de um Despacho conjunto do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e que define igualmente os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.

O Despacho determina que a fiscalização da limpeza de terrenos confinantes a edificações (numa faixa 50 metros); aglomerados populacionais e áreas industriais (numa faixa de 100 metros) se efetue entre os dias 01 de abril e 31 de maio. O Despacho determina igualmente que a fiscalização da limpeza das faixas de proteção das redes viária e ferroviária e das linhas de transporte e distribuição de energia elétrica seja efetuada entre os dias 01 e 30 de junho.

Considerando que as alterações climáticas e os fenómenos atmosféricos extremos obrigam ao cumprimento firme das normas do SNDFCI, o Despacho define orientações no domínio da fiscalização, respondendo, em especial, aos prazos mais exigentes para a execução da limpeza dos terrenos previstos na Lei do Orçamento de Estado para 2019.

O documento sublinha ainda que a definição das prioridades não isenta os agentes fiscalizadores do cumprimento de todas as disposições previstas no SNDFCI, não limitando a fiscalização às áreas e períodos referidos.

O diploma considera como áreas prioritárias para efeitos de fiscalização de gestão de combustível as freguesias de 1ª e 2ª prioridade, de acordo com a classificação feita pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (mapa em anexo), as áreas confinantes a edificações, a aglomerados populacionais, a áreas industriais, bem como às redes viária e ferroviária e às linhas de transporte e distribuição de energia elétrica.

Comente este artigo
Anterior Pourquoi le chien est-il devenu le meilleur ami de l'homme ?
Próximo Apicultura - ApisRAM

Artigos relacionados

Comunicados

XI Congreso Internacional de Bioenergía

El sector energético deberá satisfacer una demanda de energía en aumento al tiempo que reduce sus emisiones de gases de efecto invernadero.

La undécima edición del congreso internacional de bioenergía, organizado por avebiom, mira hacia el futuro bajo el lema “bioenergía 4.0: retos y oportunidades.
El sector energético deberá satisfacer, […]

Comunicados

Nova sessão de informação em Pataias esta quinta-feira 16 de Novembro

Esta quinta-feira, dia 16 de Novembro, decorre mais uma sessão de informação para produtores florestais integrada no Projecto Melhor Eucalipto, desta vez em Pataias, no concelho de Alcobaça. A sessão decorrerá nos Bombeiros Voluntários de Pataias, tem o apoio da Associação Produtores Florestais dos Concelhos Alcobaça e Nazaré (APFCAN) e conta com uma vertente teórica, […]

Dossiers

Nueva campaña del FEGA para que se pueda denunciar los casos de fraude en las ayudas de la PAC

[Fonte: Agroinformacion – PAC]

El Fondo Español de Garantía Agraria (FEGA) ha recordado en su web que hay un canal habilitado por el Servicio Nacional de Coordinación Antifraude del Ministerio de Hacienda para comunicar cualquier irregularidad o casos de fraude en torno a las ayudas europeas de la Política Agrícola Común (PAC). […]