Governo autoriza IFAP a contratar serviços para controlo da atribuição de pagamentos

Governo autoriza IFAP a contratar serviços para controlo da atribuição de pagamentos

O Governo autorizou esta quarta-feira o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) a realizar uma despesa até 2,1 milhões de euros por ano com a aquisição de serviços para o controlo da elegibilidade dos pedidos de financiamento.

“O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, enquanto organismo pagador do Fundo Europeu Agrícola de garantia e do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, está obrigado a controlar a elegibilidade dos pedidos apresentados e a verificar o cumprimento das regras da condicionalidade, antes de autorizar os respetivos pagamentos, nos termos fixados nos regulamentos comunitários do período de programação da Política Agrícola Comum”, explica a resolução do Conselho de Ministros, assinada pelo primeiro-ministro, António Costa, publicada hoje em Diário da República.

Desta forma, o Governo autoriza o IFAP a realizar a despesa associada à aquisição dos serviços para a realização de ações de controlo, entre 2019 e 2021. Segundo o diploma, os encargos com a despesa não podem exceder 2.130.621,91 euros em 2019, 2020 e 2021.

“O atraso ou incumprimento da realização das ações de controlo, quer relativamente ao regime de apoios diretos aos agricultores, quer quanto às medidas de apoio ao desenvolvimento rural não só prejudica o pontual pagamento das ajudas e dos apoios aos agricultores, como pode determinar a aplicação de penalidades financeiras ao Estado português. Neste contexto, o recurso à contratação dos serviços necessários à realização das ações de controlo […] permite melhorar o planeamento operacional dos controlos a realizar”, lê-se no documento. A resolução em causa produz efeitos a partir de hoje.

Comente este artigo
Anterior Gerir melhor o seu eucaliptal - 21 de Março 2018 - Odemira
Próximo ADP Fertilizantes lançou recentemente no mercado o ADP NERGETIC Dynamic S+

Artigos relacionados

Notícias mercados

Governo dos Açores admite que questão das taxas aduaneiras americanas é “delicada”

[Fonte: SAPO 24]

O Governo dos Açores reconheceu hoje que a aplicação de taxas e tarifas aduaneiras adicionais pelos EUA é uma “matéria delicada”, […]

Últimas

Mais de 140 operacionais combatem fogo em Águeda

[Fonte: Rádio Renascença]

Um incêndio que deflagrou na noite de segunda-feira numa zona florestal em Águeda está […]

Últimas

Cultivo de canábis vai criar 750 empregos em Portugal

[Fonte: Observador]Estão já a ser investidos 160 milhões de euros no cultivo de canábis para utilização medicinal. Empregos a criar vão desde a mão-de-obra agrícola até áreas especializadas na química e farmácia. […]