ADP Fertilizantes lançou recentemente no mercado o ADP NERGETIC Dynamic S+

ADP Fertilizantes lançou recentemente no mercado o ADP NERGETIC Dynamic S+

A ADP Fertilizantes lançou recentemente no mercado o ADP NERGETIC Dynamic S+ (DS+), respondendo à tendência de crescimento da procura de adubos azotados combinados com enxofre e protegidos. O ADP NERGETIC DS+ é um novo adubo azotado de cobertura, exclusivo, com azoto nítrico e amoniacal, enxofre, cálcio e boro, com a composição indicada no quadro abaixo. É a única solução no mercado com todos os nutrientes protegidos.

ADP Dynamic DS
O ADP NERGETIC DS+ é um nitrato de amónio com enxofre neutro, ou seja fornece este elemento como nutriente, sem efeito acidificante no solo e sem efeito de perdas de azoto amoniacal por volatilização.

Em termos fisiológico, o azoto e o enxofre são elementos estruturais essenciais para as plantas. Integram compostos orgânicos indispensáveis ao metabolismo e divisão celular vegetal, como aminoácidos, nucleótidos, proteínas, ácidos nucleicos, clorofilas e hormonas vegetais. Deste modo, o rápido crescimento e desenvolvimento vegetativo das culturas são garantidos utilizando adubos ricos em azoto. A atuação do azoto é sinergicamente potenciada quando associada ao enxofre, que está também presente no adubo ADP NERGETIC DS+. Esta sinergia é comprovada pelo aumento da produção e na boa qualidade dos produtos agrícolas.

O ADP NERGETIC DS+ combina a tecnologia de granulação com a tecnologia C-PRO. A tecnologia de granulação prolonga no tempo a presença do adubo no solo. A tecnologia C-PRO consiste num polímero biodegradável, com propriedades hidrofílicas, que regula a libertação de todos os nutrientes, permite a absorção dos nutrientes pelas plantas, e evita a lixiviação, minorando assim perdas de azoto, algo que ocorre com frequência, em especial quando existe chuva e/ou rega intensas.

O polímero regulador que reveste os grânulos de adubo, ao entrar em contacto com a água, transforma-se num gel específico, que por um lado envolve e protege todos os nutrientes de serem perdidos na água lixiviada, e por outro permitem o acesso das raízes para absorverem os nutrientes. Desta forma, os nutrientes são libertados lentamente e estão disponíveis para satisfazer as necessidades da planta durante mais tempo, promovendo uma resposta à adubação progressiva e com efeitos prolongados no tempo.

O ADP NERGETIC DS+ promove também uma resposta à adubação mais rápida ao nível de crescimento e desenvolvimento vegetativo, pois o ião nitrato disponibilizado na solução do solo é absorvido e utilizado imediatamente. O azoto nítrico ao estar protegido pelo polímero, está disponível em maiores quantidades porque não sofre perdas.

Nas adubações de cobertura, em especial em culturas de ciclos longos, o ADP NERGETIC DS+ apresenta a vantagem de ser o único adubo que protege todos os nutrientes, disponibilizando mais azoto às plantas e permitindo uma maior eficiência de utilização do azoto e do enxofre, o que confere maiores produções às culturas.

Em conclusão, o ADP NERGETIC DS+ protege e rentabiliza o investimento em adubação do agricultor.

Comente este artigo
Anterior Governo autoriza IFAP a contratar serviços para controlo da atribuição de pagamentos
Próximo Tour Nacional de Agrofloresta de Sucessão - 06 de Abril - Palmela, Figueiró dos Vinhos, Gerês e Santa Maria da Feira

Artigos relacionados

Comunicados

Address to the Forum for the Future of Agriculture – Is the Common Agricultural Policy (CAP) fit for the SDG age?

[Fonte: Comissão Europeia]
Distinguished guests, fellow panellists, ladies and gentlemen,
It is a pleasure to be here again at the FFA this year. Those of you were here last year will recall that this event coincided with the horrific bombings which claimed 32 innocent lives, […]

Últimas

Incêndios florestais: a dura realidade

[Fonte: Público]
A época crítica ainda agora começou. São precisas respostas operacionais urgentes, pois vivemos sobre um barril de pólvora.

Neste momento de enorme perda em Pedrógão Grande, o país confronta-se consigo próprio na sua fragilidade institucional e de intervenção territorial, e exige inquéritos, […]

Internacional

El Mercado de aceite de oliva logra su mejores registros en 5 años pese a caer la producción un 65%

[Fonte: Agroinformacion]
El comercio de aceite de oliva alcanzó 118.300 toneladas el pasado mes de noviembre, “la segunda cifra mensual más alta de las cinco campañas”, según datos publicados por el Ministerio de Agricultura y Pesca, Alimentación y Medio Ambiente (Mapama), que también reconoen que, […]