Governo adota novas medidas de mitigação dos efeitos da seca na Agricultura

Governo adota novas medidas de mitigação dos efeitos da seca na Agricultura

Estão abertas até 30 de abril as candidaturas ao Pedido Único de 2018.

Tendo em conta os efeitos da seca e dos incêndios sobre a atividade agrícola, e tendo como objetivo evitar que os agricultores possam ser penalizados no âmbito das candidaturas ao Pedido Único, o Ministro da Agricultura decidiu isentar de penalizações os agricultores que, na campanha de 2018, por razões relacionadas com a seca não tenham cumprido integralmente as regras de condicionalidade relativas à norma da cobertura da parcela durante o período outono-invernal. Esta situação terá igual tratamento ao adotado na campanha anterior, considerando a excecionalidade da situação e a dificuldade da realização de sementeiras.

Relativamente ao cumprimento dos compromissos decorrentes de todas as medidas agroambientais, o Ministro decidiu isentar de penalizações os agricultores que tenham visto o seu efetivo animal reduzido, na sequência da situação de seca que o país atravessa e dos incêndios que ocorreram em 2017. Nesta situação, considerar-se-á não haver quebra de compromisso, evitando-se a recuperação de apoios anteriormente recebidos.

Capoulas Santos decidiu ainda adaptar a legislação para efeitos da campanha de 2019, para que os agricultores afetados pela seca e pelos incêndios possam retomar os níveis iniciais de compromisso.

Finalmente, o Ministro decidiu requerer à Comissão Europeia autorização para que os agricultores possam utilizar as áreas interditas no âmbito do greening para pastoreio, tendo em vista a minimização da escassez de alimentação animal, sem que sejam prejudicados nos apoios diretos.

 

Comente este artigo
Anterior Capoulas duplica apoio máximo a agricultores afectados pelos incêndios para 800 mil euros
Próximo Los productores de tomate europeos reclaman elevar los controles a las importaciones marroquíes

Artigos relacionados

Últimas

Esporão ganha seis medalhas no Mundus Vini

[Fonte: Agricultura e Mar]

O resultado das provas da 22ª edição do concurso Mundus Vini – Spring Tasting, um dos mais influentes concursos internacionais de vinho, já foram divulgados. O Esporão conta seis vinhos portugueses entre os premiados.
Durante seis dias, um júri composto por 270 profissionais do sector, […]

Últimas

Escola Hotelaria de Colares promove Jantar Americano

[Fonte: Agricultura e Mar]
O restaurante Sarrazola House inserido pedagogicamente na EPAV – Escola de Hotelaria de Colares – promove no dia 3 de Fevereiro o Jantar Americano, em estilo buffet e cujo menu foi desenhado pelos formandos daquela escola.
Após pesquisa dos alunos do 1º […]

Nacional

A rede social da segurança alimentar

[Fonte: Jornal De Negócios]

Em 2015, quando os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável  das Nações Unidas foram oficialmente aprovados, começou a contagem decrescente rumo a uma meta ambiciosa: erradicar a fome a nível mundial até […]