Governo abre mercado da Costa do Marfim a frutas portuguesas

Governo abre mercado da Costa do Marfim a frutas portuguesas

Está formalmente aberto mais um mercado para a exportação de fruta portuguesa. A partir de agora, os produtores nacionais de pêra, maçã, pêssego, ameixa, citrinos e uva de mesa já podem exportar para a Costa do Marfim.

O mercado da Costa do Marfim representa um elevado potencial para os produtores e empresas de fruticultura nacional, com cerca de 24 milhões de consumidores, e eleva para 45 o número de mercados abertos em países terceiros por este Governo. Estes mercados abrangem 150 produtos (110 de origem animal e 40 de origem vegetal).

Para o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, “este passo é resultado do fortíssimo investimento na internacionalização por parte deste Governo”. O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação sublinha ainda o crescimento das exportações portuguesas de hortofrutícolas, registado em 2017 face a 2016, que atingiram um aumento 15%, num montante global de 1.500 milhões de euros no final do ano.

As exportações do setor agroalimentar, onde se incluem as frutas e legumes, registaram, por sua vez, um crescimento de 8% em 2017, atingindo um montante de 6,6 mil milhões de euros. “Estamos perante uma nova dinâmica exportadora da produção nacional, que evidencia um desempenho notável e alimenta o espírito de otimismo dos exportadores portugueses”, refere Luís Medeiros Vieira.

A internacionalização é uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares.

Comente este artigo
Anterior Alteração da ZPE do Tejo Internacional, Erges e Ponsul - Proprietários rurais e gestores contra alargamento de ZPE em mais de 350% quando Governo corta 17 M€ nas medidas de apoio à Rede Natura 2000
Próximo Investigar ICAAM - Um Olhar sobre Interações em Ecossistemas do Mediterrâneo - 18 de Abril de 2018 - Évora

Artigos relacionados

Comunicados

Syngenta organizou simpósio de milho e girassol

 
A Syngenta realizou um Simpósio de Milho e Girassol, a 13 de Janeiro, em Almeirim, onde especialistas portugueses e espanhóis apresentaram tecnologias que contribuem para a melhoria da produção e debateram a situação de mercado destas culturas em Portugal e no mundo. […]

Comunicados

A NEW US FARM BILL IN SHARP CONTRAST WITH THE NEW CAP PROPOSALS

The US Congress adopted a new 5-year Farm Bill that enhances the commodity programs and crop insurance tools previously available to US farmers, […]