Durante 2021, a Associação Europeia de Hortofrutícolas Frescos (Freshfel Europe) vai ter a decorrer a campanha digital #SpeakUp4FruitVeg, associada à celebração do Ano Internacional das Frutas e dos Legumes. Esta será a principal campanha da entidade durante 2021 e visa «aumentar o apoio ao sector hortofrutícola, em todas as áreas de decisão, na transição em curso para dietas saudáveis sustentáveis, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu», nomeadamente «fortalecer o apoio técnico e financeiro ao sector».
A campanha #SpeakUp4FruitVeg vai decorrer em todas as contas da Freshfel Europe em redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn), durante a duração do Ano Internacional das Frutas e dos Legumes. Tem como “alvo” os decisores políticos da União Europeia, como os responsáveis da Comissão Europeia, os membros do Parlamento Europeu e os representantes dos Estados-membros, em diferentes áreas – que incluem o comércio, a sustentabilidade, a segurança alimentar, a saúde e a nutrição, a promoção, a investigação e a inovação, entre outras.
«Com uma produção com um baixo impacto ambiental e uma recomendação de consumo diário elevada, o sector das frutas e dos legumes está melhor posicionado para ajudar os consumidores a reduzir o impacto no ambiente do seu consumo alimentar e, em simultâneo, melhorar a saúde e o bem-estar geral. Precisamos do incremento do apoio por parte dos decisores da União Europeia para alcançar isto em todas as populações da Europa», afirma Philippe Binard, delegado geral da Freshfel Europe. Segundo a entidade, «a média do consumo diário de frutas e legumes per capita na União Europeia é de 363,77 gramas, o que está abaixo das 400 gramas de consumo diário mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.