Sim, o dia que por cá celebramos como o do vinho do Porto, em Setembro, é o da demarcação do Douro, mas entusiastas americanos cismaram que haveriam de celebrar o licoroso em Janeiro. Why not?
O Dia do Vinho do Porto celebra-se, pela generalidade dos agentes envolvidos na sua produção e promoção, a 10 de Setembro, o mesmo dia em que nos idos de 1756 o Marquês de Pombal criou a mais antiga região vinícola demarcada do mundo, o Douro. É essa também a efeméride que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto reconhece. Mas em 2012, e a propósito de uma acção de promoção do nosso generoso nos EUA (a julgar pelo que aconteceu depois, bem sucedida), um grupo chamado Wine Origins Alliance entendeu que instituir outro Port Day: 27 de Janeiro. E a ideia pegou, até por cá.
Porque não? Há o dia oficial e há este outro, oficioso, vá. Como o vinho do Porto não precisa de dias especiais para ser consumido — e o mesmo pode ser dito sobre o espumante ou o vinho Madeira —, haver dois dias de festa, apesar de confuso, é coisa de se celebrar.
Deixamos-lhe, então, três propostas para celebrar o vinho do Porto na sexta-feira, dia 27 de Janeiro.
De Gaia a ver o Porto, no World of Wine
O World of Wine (WOW) assinala este Port Day com menus especiais nos seus espaços gastronómicos. O WOW é um empreendimento do grupo The Fladgate Partnership, que detém a Taylor’s, a Croft e a Fonseca e na sexta-feira terá menus exclusivamente harmonizados com vinho do Porto nos restaurantes Barão Fladgate (junto às caves da Taylor’s, este restaurante já existia, mas acaba integra hoje a gestão integrada da restauração do grupo) e 1828.
A proposta de “combinação perfeita” do Barão Fladgate harmoniza, num primeiro momento, vieiras caramelizadas e gamba glaciada com um Porto tónico de Taylor’s Chip Dry, mesmo ao jeito das […]