Fito-Entrevista: A opinião de Ana Bravo sobre a sustentabilidade e o futuro da agricultura, no âmbito do Fórum Smart Farm.

Fito-Entrevista: A opinião de Ana Bravo sobre a sustentabilidade e o futuro da agricultura, no âmbito do Fórum Smart Farm.

Ana Bravo, voz do Fito-Minuto (TSF) e moderadora do Fórum Smart Farm

A necessidade de debater temas agrícolas, dentro e fora do sector. Fito-Entrevista com Ana Bravo.

A opinião de Ana Bravo sobre a sustentabilidade e o futuro da agricultura, no âmbito do Fórum Smart Farm, esta semana, com a voz do Fito-Minuto.

1. Qual a importância de se debaterem temas ligados à realidade agrícola?

A verdade é que este é um assunto considerado não-prioritário pela generalidade da população. Ou porque é aborrecido, ou porque não faz parte das preocupações diárias das pessoas, qualquer desculpa é válida quando o tema não parece interessante. E é aí que temos de mudar: a agricultura faz parte do dia-a-dia de todos nós e é crucial para a nossa sobrevivência, portanto, merece que lhe seja dado o devido destaque. Nos dias que correm, não faz sentido continuarmos a deixar este assunto para segundo plano e a fingirmos que não nos diz respeito. É imperativo que se tragam para cima da mesa mais temas ligados à realidade agrícola e que se debatam os seus principais desafios, de maneira a encontrarem-se soluções pertinentes e eficazes.

2. Considera que os portugueses ainda não têm muito conhecimento sobre assuntos ligados à agricultura?

Não tenho dúvidas disso. Se isso não fosse já óbvio, os estudos realizados à população sobre os assuntos agrícolas vieram comprová-lo, completamente. A agricultura não é vista como um tópico trendy, interessante ou sexy e então as pessoas descartam-no.

Mas a verdade é que ela está no nosso quotidiano, mesmo o mais urbano. No momento em que compramos um produto no supermercado ou no mercado, estamos a tomar uma decisão. De onde veio aquele produto? De que forma foi produzido? É um produto de época? Essa decisão deve ser responsável e informada. Precisamos de ter a noção da influência de cada uma dessas pequenas decisões.

3. Porque é que aceitou o convite para moderar o Fórum Smart Farm?

Quando me foi feito o convite para moderar um fórum sobre temas agrícolas, perguntei a mim mesma “O que sei eu sobre agricultura?” e cheguei à conclusão que, apesar de até me considerar uma pessoa interessada sobre vários assuntos, pouco ou nada sabia sobre a realidade agrícola e os seus métodos de produção. Foi exatamente pelo desafio de aprender mais sobre o assunto e de o poder levar a um público mais abrangente, que decidi aceitar o convite. Até agora, tenho lido muito sobre o tema e tenho descoberto coisas surpreendentes sobre o mundo agrícola, que acredito que a maioria dos consumidores também desconhece. Por exemplo, fiquei a saber que a produção alimentar mundial precisa de aumentar 60% até 2050, por forma a atender às necessidades da população mundial em crescimento.

4. O que poderia contribuir para uma maior proximidade e informação da sociedade quanto aos temas agrícolas?

A comunicação é fundamental para criar essa proximidade, isso parece estar claramente identificado. Comunicar bem, comunicar mais, de forma simples e interessante. Se já vimos que o afastamento entre a realidade da agricultura e a sociedade em geral pode diminuir se o nível de informação aumentar, então criemos conteúdos informativos interessantes, de fácil receção. Se os agricultores gostariam que os consumidores soubessem mais da produção agrícola, então ouçamos os agricultores e façamos chegar essa mensagem ao público, em especial o mais urbano.

O artigo foi publicado originalmente em Anipla - fitoentrevista.

Comente este artigo
Anterior Ordem dos Médicos Veterinários implementa Cheque Veterinário no distrito de Aveiro
Próximo APH organiza 4º Simpósio Nacional de Fruticultura em Faro

Artigos relacionados

Nacional

Scor assume controlo da líder brasileira de seguros agrícolas

A companhia francesa que é quarta maior no mercado global de resseguros anunciou a compra de uma participação acionista de controlo da AgroBrasil Administração e Participações Ltda (AgroBrasil), […]

Últimas

PS recomenda adaptação de prazos do regime de habitação dos trabalhadores do Mira

O PS recomendou ao Governo a alteração da resolução que estabelece as condições de habitabilidade dos trabalhadores agrícolas do Mira, para que […]

Eventos

Feira Internacional de Tecnologia para os setores de Vinificação e Engarrafamento: SIMEI – 19 a 22 de novembro – Milão

A “SIMEI” principal Feira Internacional de Tecnologia para os setores de Vinificação e Engarrafamento que será realizada de 19 a 22 de novembro de 2019 no Centro de Exposições de Milão em Rho. […]