Filipinas abatem cerca de 3.000 porcos para conter surto de peste suína africana

Filipinas abatem cerca de 3.000 porcos para conter surto de peste suína africana

Após ter sido detetada a infeção em Quezon, no norte da área metropolitana de Manila, e de acordo com os protocolos de quarentena, todos os animais foram abatidos num raio de um quilómetro, indicou hoje a chefe do departamento de Veterinária de Manila, Ana Maria Cabel.

“Ainda existem cerca de 5.000 porcos que vão ser abatidos na área”, acrescentou.

O Departamento de Agricultura ameaçou na terça-feira ações legais contra os agricultores que ignoram os protocolos de quarentena, confirmando esta semana os casos de peste suína africana em Quezon e outro na província de Pangasinan.

O secretário da Agricultura, William Dar, acusou os agricultores de espalharem a doença, porque continuam a comercializar porcos infetados, apesar dos alertas das autoridades.

As Filipinas, o décimo maior consumidor de carne de porco e o sétimo maior importador, tinham cerca de 12,7 milhões de porcos em julho, antes de o primeiro surto da doença ser declarado em 09 de setembro.

Desde o surgimento dos primeiros surtos na China, em 2018, a epidemia espalhou-se um pouco por toda a Ásia em países como Mongólia, Camboja e Vietname.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior Milho, arroz e batata, as grandes culturas da Mondego Agrícola
Próximo Legislativas: BE quer acabar com apoios às explorações agroflorestais e pecuárias intensivas

Artigos relacionados

Comunicados

Premiados do Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2020

Já são conhecidos os premiados da edição de 2020 do Concurso Nacional de Azeites de Portugal. […]

Últimas

Alfarrobeira: uma espécie bem adaptada a clima seco e solos pobres

Nestes destinos de clima ameno, com pouca chuva, sem geada e onde as temperaturas raramente baixam aos 10 graus centígrados, a alfarrobeira encontra boas condições para florescer e o trabalho […]

Últimas

Nuno Tiago Russo é o novo secretário de Estado da Agricultura

O primeiro-ministro António Costa apresentou esta segunda-feira (21 de outubro) a lista de 50 secretários de Estado que vão integrar o Executivo. […]