FENAREG participa em Conferência Europeia para acelerar Inovação na gestão da Água

FENAREG participa em Conferência Europeia para acelerar Inovação na gestão da Água

A FENAREG participa na 5ª Conferência Europeia sobre Inovação na Água (EU Water Innovation Conference 2019), que começou hoje, 11 de Dezembro, em Saragoça, Espanha, e decorre até sexta-feira, dia 13.

Esta conferência, organizada pela Comissão Europeia, visa alertar sobre a necessidade e a urgência de melhorar a gestão da água na União Europeia, face aos impactos das alterações climáticas, e contribuir para acelerar a Inovação no setor da água, promovendo o intercâmbio das melhores práticas e abordagens inovadoras, a nível técnico, de governança e de políticas públicas.

Projeto SUWANU EUROPE – apresentação Carina Arranja

Agricultura 4.0 na gestão sustentável da água

A Irrigants d’Europe, associação europeia presidida pela FENAREG, organizou hoje uma sessão paralela no âmbito da conferência para debater o papel da Agricultura 4.0 na gestão sustentável da água. Os principais temas tratados foram a rega de precisão, a utilização de águas residuais tratadas na agricultura e o uso de drones e inteligência artificial na monitorização da distribuição da água à agricultura.

«O regadio e a gestão da água são vitais para a sustentabilidade da agricultura na Europa, sobretudo nos países do Sul, onde sem regadio não há agricultura», afirmou José Núncio, presidente da Irrigants d’Europe (IE), na sessão de abertura do encontro.

Os regantes defendem a implementação de políticas de gestão da água específicas para o Sul da Europa, tendo como prioridade o aumento da capacidade de armazenamento de água e o seu uso eficiente na agricultura. «Uma política agrícola orientada para o regadio ajudará a prevenir a desertificação do mundo rural, a mitigar as alterações climáticas e a aumentar a coesão do território, contribuindo para uma sociedade mais justa e plural», concluiu o presidente da IE.

Ramiro Neves, investigador do Instituto Superior Técnico, apresentou o projeto OMEGA-Otimização de Gestão de Albufeiras. Este Grupo Operacional, onde a FENAREG participa, está a desenvolver uma plataforma online com informação dada por diferentes tipos de modelos de modo a prever com maior rigor a quantidade e a qualidade da água disponível nas bacias hidrográficas. O caso de estudo é a bacia do Rio Sorraia. Esta plataforma permitirá estimar disponibilidades e necessidades de água para rega e outros usos, otimizando a gestão de água nos perímetros de rega.

Os 20 parceiros do projeto europeu de investigação SUWANU EUROPE, entre os quais a FENAREG, reuniram-se no âmbito da conferência para apresentar soluções  de reutilização de águas residuais tratadas na agricultura. Recorde-se que a Comissão Europeia propôs no final de Novembro um regulamento com os requisitos mínimos que as águas residuais urbanas tratadas devem cumprir para poder ser reutilizadas na agricultura, garantindo a segurança das pessoas e do ambiente.

Comente este artigo
Anterior IV Jornadas de Engenharia Agronómica da UTAD - 18 de dezembro - Vila Real
Próximo Setor do azeite vive “verdadeiro pesadelo” no Douro e Trás-os-Montes

Artigos relacionados

Sugeridas

Exportações da indústria florestal registaram crescimento em 2019

As exportações da indústria de base florestal relativas ao ano de 2019, aumentaram ligeiramente em relação a 2018. A informação é adiantada pela Florestas.pt, plataforma digital dedicada à […]

Últimas

Semeia no pó e não tenhas dó – Tomás Roquette Tenreiro

Não será certamente fácil alargar o horizonte das nossas previsões quando existe ainda tanta poeira no ar mas não devemos por isso deixar de tentar […]

Nacional

Transfer2agro: Desidratação – uma forma de acrescentar valor aos produtos hortofrutícolas

Publirreportagem
O projeto Transfer2agro é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal2020 e pela União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. […]