Subordinada ao tema “A água na agricultura”, a edição de 2021 da Feira Nacional de Agricultura vai decorrer em formato presencial, de 9 a 13 de Junho, no CNEMA, em Santarém, e vai funcionar também em formato online, através da plataforma eFNA, que irá funcionar em contínuo: 365 dias por ano, 24 horas por dia, diz Luís Mira, director da FNA. Segundo a organização, o certame físico, face ao habitual em anos anteriores, vai ter menos 40% de expositores e uma área de exposição menor.
A organização ainda não tem plena certeza da realização do evento e das condições em que se poderá realizar, uma vez que depende das decisões do Governo e da Direcção Geral da Saúde, mas decidiu assumir o «risco». Luís Mira, na apresentação da feira realizada hoje, 27 de Maio, sublinhou que «será a primeira grande feira agrícola a decorrer fisicamente na nova fase de desconfinamento» e que «os visitantes não podem esperar a feira que viram em 2019», mas apelou a que visitem o evento, afirmando que «há segurança, há regras» e indicando a estimativa de que o certame receba entre 40.000 a 50.000 visitantes – um quinto dos que tem habitualmente.
A FNA 2021 não vai contar com qualquer actividade nocturna, todos os expositores da feira e todos os colaboradores do CNEMA que vão trabalhar no certame irão ser testados e haverá medição de temperatura dos visitantes à entrada, controlo do número de pessoas dentro do recinto e de determinados espaços (como as naves A e B), obrigação de cumprimento de regras definidas pela Direcção Geral da Saúde (uso de máscara, distanciamento social, desinfecção das mãos), controlo de circulação e ajuntamentos e corredores e circuitos de circulação. A abertura do recinto é às 10h00, a entrada poderá ser feita apenas pela entrada principal do CNEMA e só haverá uma saída da feira.
A FNA vai contar com os habituais espaços “Prazer de Provar” e “Portugal sou eu”, com a exposição de maquinaria e a mostra agropecuária e haverá ainda a iniciativa “Sentidos em prova”, que irá dar a provar «azeite, vinho, água, mel, gin e vegetais». Em todo o recinto, só será possível comer ou beber sentado.
A eFNA foi criada a pensar no uso através de dispositivos móveis e, para Luís Mira, constitui um «reforço» da feira, «uma ferramenta que vai facilitar a vida aos visitantes e aos expositores». Organizada por actividades, a eFNA terá stands virtuais dos expositores, com diferentes funcionalidades disponíveis: contactar com elementos da empresa/entidade, agendar reuniões, exibir imagens e vídeos ou realizar apresentações.
A inauguração, a 9 de Junho, pelas 11h00, conta com a participação física do primeiro-ministro, António Costa. O encerramento, a 13 de Junho, terá a presença física do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Haverá eventos associados à feira antes de dia 9, mas apenas em formato digital, e durante a FNA os eventos serão em formato misto (presencial e por videoconferência). Pode consultar em seguida parte do programa da Feira Nacional de Agricultura e pode obter mais informações sobre o certame aqui.
7 de Junho
– Debates em biotecnologia: da agricultura à bioeconomia – Org. CAP/P-Bio (webinar)
– (R)ecriar a sociedade – Agricultura não pára – Programa de Apoio à Agricultura – Org. CAP/OCC (webinar)
8 de Junho
– Rotulagem nutricional – Org. CAP (webinar)
– Alterações climáticas e novos problemas fitossanitários – Org. CAP/ANIPLA (webinar)
9 de Junho
– Inovação – Que desafios para o sector agroflorestal nacional – Org. Centros de Competência
– Conferência Jovens Agricultores – A agricultura como sector de futuro – Org. CAP (modelo híbrido)
– Quadro Comunitário de Apoio – Recursos Genéticos Animais – Org. SPREGA
– Imunocastração em suínos, experiência e futuro – Org. Empreende Vinhais (webinar)
– Alqueva e agroindústria, uma nova terra de oportunidades – Org. EDIA
– A importância da água na agricultura – Org. CAP (modelo híbrido)
– Lançamento do projecto NETA – Org. Entogreen
– Sessão de esclarecimento com a Autoridade para as Condições de Trabalho – Org. CAP / ACT e Protecção Civil de Santarém
– Simulacro de acidente com tractor – Org. CAP / ACT e Protecção Civil Santarém
11 de Junho
– PAC: Conferência Ibérica – Agro Cumbre Iberica – Org. CAP/ASAJA (modelo híbrido)
– Estimação expedita de matéria orgânica em solos de pastagens – Org. CAP / Terraprima (modelo híbrido)
– Simpósio – Org. APEV
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.