Feira da Agricultura em Macedo de Cavaleiros mostra preocupações com acidentes de tratores

Feira da Agricultura em Macedo de Cavaleiros mostra preocupações com acidentes de tratores

[Fonte: Gazeta Rural]

Os acidentes com tratores estão no centro das atenções na Feira da Agricultura que decorre no fim de semana em Macedo de Cavaleiros com ações de prevenção e segurança no manuseamento destas máquinas agrícolas.

O município transmontano organiza há quatro anos o certame que promove o mundo rural e que se repete entre sexta-feira e domingo, no Parque Municipal de Exposições, com a novidade de incluir uma ação de sensibilização sobre segurança na utilização do trator agrícola.

A ação resulta da preocupação com “os vários acidentes com tratores, alguns deles com vítimas mortais ocorridos no Nordeste Transmontano”, como explicou o vereador com o pelouro dos Mercados e Feiras e do Associativismo Municipal, Rui Vilarinho.

“A formação vai realizar-se no domingo, antes da gincana de tratores, e pretende dotar os participantes de mais conhecimentos sobre o manuseamento em segurança destes equipamentos”, concretizou.

A ação de sensibilização decorre no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros e conta com o apoio da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), da GNR e da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Em análise vão estar temas como o reviramento do trator, e em particular o reviramento lateral, principal causa de morte dos acidentes com estes equipamentos, o Código da Estrada e respetivo quadro sancionatório e os acidentes de trabalho.

Ao longo dos três dias, a quarta Feira da Agricultura de Trás-os-Montes promove também outras palestras e mesas redondas com temas direcionados aos agricultores.

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, destacou a importância desta feira ao promover o mundo rural e o papel das raças autóctones da região, como a Mirandesa, assim como a comercialização das carnes com Denominação de Origem Protegida (DOP).

“Queremos celebrar e dinamizar o mundo rural e destacar a sua importância para o próprio desenvolvimento económico da nossa região”, afirmou.

Durante os três dias do certame decorrem ainda os II Jogos Tradicionais Inter-freguesias com jogos como o fito, o chino, a relha, a corrida de sacos ou os carrinhos de rolamentos, “numa competição entre freguesias que o ano passado juntou cerca de 300 participantes”, um número que o vereador Rui Vilarinho espera que venha a ser ultrapassado este ano.

Fonte: A Voz de Trás-os-Montes

Comente este artigo

O artigo Feira da Agricultura em Macedo de Cavaleiros mostra preocupações com acidentes de tratores foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Oferta de emprego - Técnico Agrícola - Vila Nova de Milfontes
Próximo Decifrado o genoma da ervilha

Artigos relacionados

Últimas

Mais de mil operacionais combatem chamas de Vila de Rei e Mação

[Fonte: Rádio Renascença]

Mais de mil operacionais, apoiados por 319 viaturas, combatem o fogo de Vila de Rei e Mação, […]

Últimas

Aprovados projetos de regadio agrícola no valor de 278 milhões de euros – ministro

[Fonte: Diário de Notícias]
Lisboa, 09 nov (Lusa)- Cinquenta e cinco projetos de regadio agrícola estão aprovados no país com um investimento de 278 milhões de euros, […]

Últimas

Mangualde vai ter Bolsa de Terras

[Fonte: Gazeta Rural]

O auditório da Câmara Municipal de Mangualde recebe, no próximo dia 17 de Agosto, […]