FCTUC: Seminário “Os incêndios de 15 de outubro de 2017” – 15 março – Coimbra

FCTUC: Seminário “Os incêndios de 15 de outubro de 2017” – 15 março – Coimbra

[Fonte: FCTUC]

As lições que se devem tirar dos incêndios de 15 de outubro de 2017| 15 de março| 14 horas

Na próxima sexta-feira, dia 15 de março, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) vai realizar o seminário “Os incêndios de 15 de outubro de 2017”, com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Dirigido a gestores do problema dos incêndios florestais, nomeadamente decisores políticos, autarcas, agentes operacionais, cientistas e cidadãos em geral, o seminário, que reúne 400 participantes, tem lugar no auditório do edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Os incêndios florestais ocorridos a 15 de outubro de 2017 foram dos mais graves que se registaram em Portugal. Sete complexos de incêndios que se iniciaram nesse dia vitimaram 51 pessoas, destruíram um vasto património edificado e mais de 200 mil hectares de floresta.

O Governo português, através do Ministério da Administração Interna, solicitou à equipa do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da FCTUC, a análise destes incêndios, cujos resultados constam de um relatório entregue no final do passado mês de janeiro. Neste seminário serão divulgados os principais factos e as lições que deles devemos extrair.

O relatório produzido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da FCTUC foi coordenado pelo catedrático Domingos Xavier Viegas.

PROGRAMA:

14h00 /14h15 – Boas-vindas e apresentação do Seminário

14h15 / 15h00 – Condições de evolução e propagação dos principais complexos de incêndios (Miguel Almeida)

15h00 / 15h30 – O impacto dos incêndios nas indústrias: casos de estudo (Luís Mário Ribeiro e Cláudia Pinto)

15h30 / 16h15 – Os acidentes pessoais (Domingos Xavier Viegas)

16h15 / 17h00 – Debate e encerramento, com a presença de S. Ex.ª o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

FCTUC: O que se sabe sobre os rios de Portugal?

FCTUC: 12º Seminário sobre Águas Subterrâneas – 7 e 8 março – Coimbra

FCTUC: Primeiro estudo sobre o impacto dos nanoplásticos nos ecossistemas dos rios

Comente este artigo
Anterior Seminário do Projeto AgroMEG - 20 março - Serpa
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo / Biotecnologia – Póvoa de Varzim

Artigos relacionados

Eventos

Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – 5 e 7 de Fevereiro 2018 – Lisboa

Entre os dias 5 e 7 de Fevereiro, Portugal irá ser anfitrião da Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Este evento surge no seguimento da aprovação das Diretrizes de Apoio e Promoção da Agricultura Familiar nos Estados membros da CPLP, […]

Eventos

Conferência de Imprensa II Gala Porco d’Ouro – 14 Novembro 2017 -Torres Vedras

A cidade de Torres Vedras acolhe, no próximo dia 24 de Novembro, sexta-feira, a segunda edição da Gala Porco d’Ouro, o evento que premeia os melhores produtores suinícolas do país. Como forma de antecipar o evento, no próximo dia 14 de novembro às 14h30, terá lugar nas instalações da Associação Comercial, […]

Eventos

Conferência nacional estatuto da agricultura familiar portuguesa – 23 e 24 de Junho 2017 – Coimbra

A Direcção da Confederação Nacional da Agricultura – CNA está organizar a Conferência Nacional “Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa”, que decorrerá nos próximos dias 23 e 24 de Junho, na ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra.
No seu 7º Congresso, realizado em Novembro de 2014, […]