[Fonte: FCTUC]
As lições que se devem tirar dos incêndios de 15 de outubro de 2017| 15 de março| 14 horas
Na próxima sexta-feira, dia 15 de março, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) vai realizar o seminário “Os incêndios de 15 de outubro de 2017”, com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Dirigido a gestores do problema dos incêndios florestais, nomeadamente decisores políticos, autarcas, agentes operacionais, cientistas e cidadãos em geral, o seminário, que reúne 400 participantes, tem lugar no auditório do edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Os incêndios florestais ocorridos a 15 de outubro de 2017 foram dos mais graves que se registaram em Portugal. Sete complexos de incêndios que se iniciaram nesse dia vitimaram 51 pessoas, destruíram um vasto património edificado e mais de 200 mil hectares de floresta.
O Governo português, através do Ministério da Administração Interna, solicitou à equipa do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da FCTUC, a análise destes incêndios, cujos resultados constam de um relatório entregue no final do passado mês de janeiro. Neste seminário serão divulgados os principais factos e as lições que deles devemos extrair.
O relatório produzido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da FCTUC foi coordenado pelo catedrático Domingos Xavier Viegas.
PROGRAMA:
14h00 /14h15 – Boas-vindas e apresentação do Seminário
14h15 / 15h00 – Condições de evolução e propagação dos principais complexos de incêndios (Miguel Almeida)
15h00 / 15h30 – O impacto dos incêndios nas indústrias: casos de estudo (Luís Mário Ribeiro e Cláudia Pinto)
15h30 / 16h15 – Os acidentes pessoais (Domingos Xavier Viegas)
16h15 / 17h00 – Debate e encerramento, com a presença de S. Ex.ª o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
https://www.agroportal.pt/fctuc-o-que-se-sabe-sobre-os-rios-de-portugal/
FCTUC: Primeiro estudo sobre o impacto dos nanoplásticos nos ecossistemas dos rios