Neste programa, o destaque vai para a castanha, um dos principais tesouros de Trás-os-Montes. A região é responsável por 80% da produção nacional de castanha, um negócio que se estima que possa atingir anualmente 150 milhões de euros.
Na última década, a castanha, um dos principais tesouros de Trás-os-Montes, tem vivido um período de grande vitalidade. A região é responsável por 80% da produção nacional de castanha, um negócio que se estima que possa atingir anualmente os 150 milhões de euros. Neste programa, o presidente da RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, Alcino Pires, conta-nos os desafios atuais que a fileira enfrenta e, numa altura em que as ameaças à cultura estão a aumentar, a ligação do setor produtivo à academia ganha ainda mais relevância. Fique a par de algumas das investigações desenvolvidas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que, há décadas, estuda a cultura da castanha. A título de exemplo, uma equipa multidisciplinar da UTAD está a procurar saber mais sobre a podridão castanha da castanha, uma doença que tem vindo a ganhar terreno nos últimos tempos.
Por último, acompanhe o V Fórum Agricultura 4.0 que decorreu, em Torres Vedras, e assinalou o encerramento do projeto Smartfarm 4.0, soluções inteligentes para a agricultura sustentável e autónoma.