|   Exemplo       de comportamento cultural e social promovido pela ACIBEVNo Natal e Ano Novo Campanha "Vinho com Modera��o" apela       ao consumo respons�vel
 A       Campanha "Vinho Com Modera��o" faz parte do Programa Europeu do       Sector do Vinho "Wine in Moderation, Art de Vivre" cujo grande       objectivo � promover o consumo respons�vel como uma norma       cultural/social, de modo a prevenir e reduzir o abuso e os malef�cios       relacionados com o �lcool, nomeadamente nesta quadra festiva do Natal e       Ano Novo. Pretende-se       educar jovens e adultos, ajudando-os a tomar decis�es respons�veis acerca       do consumo, em coopera��o com as autoridades competentes e outros       interessados. Ao mesmo tempo procura-se preservar o lugar cultural,       ambiental e econ�mico do vinho na sociedade europeia. A       "Vinho com Modera��o", foi apresentada esta semana em Lisboa       pela Direc��o da ACIBEV – Associa��o dos Comerciantes e Industriais de       Bebidas Espirituosas e Vinhos numa cerimónia que contou com as presenças       do Ministro da Agricultura Professor Ant�nio Serrano e do Secret�rio de       Estado das Pescas e da Agricultura, Dr. Lu�s Vieira. Na       ocasi�o o Ministro da Agricultura congratulou-se com a preocupa��o       social das empresas associadas da ACIBEV que a par da sua actividade       normal, de venda e produ��o bebidas espirituosas e vinhos, são       sens�veis �s questáes que apelam � responsabilidade de quem consome. Entre       outras ac��es, a presente campanha vai aproveitar a quadra festiva que se       aproxima para passar a mensagem "Vinho Com Modera��o" através       de diversos suportes, nomeadamente por via de um filme publicit�rio que       será exibido nos cinemas:(http://www.youtube.com/watch?v=TWUesWv6D5Q).
 O       vinho � uma parte integrante da vida e cultura Europeias e � apreciado       por milhões de pessoas na Europa e no mundo. No entanto, enquanto para a       maioria dos consumidores os produtos vitivin�colas representam uma bebida       agrad�vel para ser desfrutada com modera��o, uma minoria abusa dos       produtos alco�licos de forma prejudicial para si pr�pria e para aqueles       que a rodeiam. Para abordar este problema, o sector europeu do vinho       desenvolveu o seu programa europeu "Vinho com Modera��o". O       Programa representa a contribui��o do sector do vinho para o F�rum       �lcool e Saúde da Comissão Europeia como parte da estratégia da UE para       apoiar os Estados Membros na redu��o dos malef�cios relacionados com o       �lcool. O       Programa da Campanha "Vinho Com Modera��o" será implementado       através de: –       Divulga��o de uma mensagem comum de "modera��o", usando       materiais de comunica��o objectivos, incluindo brochuras e       apresenta��es para serem usadas junto de pessoas de todas as idades –       Um Conselho de Informação sobre Vinho "Wine Information Council"       que irá partilhar pro-activamente "boas pr�ticas" em toda a       Europa e estimular investiga��es independentes –       Programas educacionais "Art de vivre" direccionados para a       ind�stria e consumidores de modo a encorajar a mudan�a cultural e fazer       da modera��o uma moda. –       Promover "Princ�pios de Comunica��o do Vinho" espec�ficos       para comunica��es comerciais, apoiados em c�digos nacionais de       auto-regula��o A       nível. europeu este Programa conta com o apoio e o compromisso das       seguintes organizações: CEEV       � Comit� Europ�en des Entreprises VinsComit� Vins
 Vins, Vins Aromatis�s, Vins Mousseux, Vins de Liqueur et Autres Produits       de la Vigne
 www.ceev.be
 COPA-COGECACommittee of Professional Agricultural Organisations in the European Union
 General Confederation of Agricultural Co-operatives in the European Union
 www.copa-cogeca.eu
 CEVIConf�d�ration Europ�enne des Vignerons Ind�pendants
 www.cevi-eciw.eu
 Fonte:         cec-online  
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