Palmela acolhe evento final do projeto REDWine dedicado à valorização do CO₂ da fermentação do vinho
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, estará presente na sessão institucional que assinala o encerramento do projeto coordenado pela AVIPE.
A ADEGA Cooperativa de Palmela recebe, no próximo dia 19 de novembro de 2025, o evento final do projeto europeu REDWine, uma iniciativa financiada pela União Europeia através do programa Bio-based Industries Joint Undertaking (BBI JU). O projeto, que reuniu 12 entidades de seis países, encerra cinco anos de investigação aplicada e demonstração tecnológica dedicada à economia circular no setor vitivinícola.
Ao longo do dia, representantes da indústria, investigadores, decisores públicos e público geral poderão conhecer de perto os resultados alcançados por este “living lab” instalado na Península de Setúbal — uma iniciativa coordenada pela AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela.
A sessão de inauguração institucional contará com a presença de várias personalidades do setor e da administração pública, incluindo José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Mar; Ana Teresa Vicente, Presidente da Câmara Municipal de Palmela ; José Bernardo Nunes, Vice Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT); Francisco Toscano Rico, Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV); Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal; e Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS).
Inovação que transforma resíduos em valor
O REDWine desenvolveu um modelo integrado que permite capturar e valorizar o CO₂ biogénico proveniente da fermentação do vinho, tratar e reutilizar efluentes líquidos da produção vinícola para o cultivo de microalgas Chlorella vulgaris, produzir novos ingredientes de alto valor acrescentado aplicáveis em alimentação, cosmética, agricultura e clarificação de vinhos, e demonstrar que este modelo circular pode reduzir em pelo menos 31% as emissões de gases com efeito de estufa da cadeia de produção do vinho.
O evento pretende apresentar estas conclusões e discutir oportunidades de replicação do modelo em adegas, cooperativas, empresas agrícolas e agentes tecnológicos.
Programa do dia
Inauguração institucional (apenas por convite e media)
📅 19 de novembro de 2025
🕒 11h00 – 14h00
📍 Adega Cooperativa de Palmela
Evento final do projeto (por inscrição)
📅 19 de novembro de 2025
14h00 – 15h00 | Visita guiada ao “living lab” – Adega Cooperativa de Palmela
15h00 – 17h00 | Apresentação de resultados – Sociedade Filarmónica Humanitária












































