No próximo dia 16 de dezembro, o Parque das Nações em Lisboa recebe um dia inteiramente dedicado à transformação e inovação no setor agroalimentar, através de duas iniciativas promovidas pelo EIT Food e implementadas em Portugal pela BGI Sustainable Ventures.
O programa integra uma sessão para líderes corporativos e equipas de inovação, seguida de um segundo evento orientado para investidores e interessados em investir no setor do agrifood. A ação vai reunir oradores internacionais e representantes do EIT Food, empreendedores, especialistas e representantes do ecossistema europeu de inovação.
A manhã será dedicada ao Agrifood Corporate Venturing Launchpad, uma iniciativa dirigida a organizações do setor agrifood que procuram desenvolver ou investir em programas de open innovation e corporate venturing. Ao longo da sessão serão exploradas estratégias, casos práticos e metodologias de inovação aberta, com um programa, em inglês, que inclui:
• “Roundtable Corporate Venturing and Open Innovation in Practice”. Esta sessão contará os testemunhos de empresas como a SONAE, Ascenza e Sogrape e a startup do setor do agrifood, Tzvi Zvirin, BioArmix
• “Master Class: The power of open innovation , que se focará em corporate venturing e programas de inovação aberta, como ferramenta de rápida inovação nas organizações
• Case Study: When dinosaurs meet unicorns.
Estas sessões serão conduzidas por Christian Huettenhein da Pexus Ventures.
A tarde será dedicada ao “Agrifood Investment Launchpad”, uma iniciativa centrada no empreendedorismo e no investimento no setor agroalimentar. Este momento reunirá startups, investidores e especialistas para analisar as tendências emergentes do mercado, dar a conhecer soluções inovadoras e debater o contributo dos diferentes perfis de investimento para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema agrifood. O programa:
• Apresentação dedicada ao tema “Investment and Trends in the Agrifood Sector”, que abordará os principais movimentos de investimento e as transformações que estão a moldar o futuro da indústria agroalimentar.
• Flash pitches de cinco startups — RumiPrep, AgroRadWaste, MBP Biotech, AgroShield que apresentarão, de forma breve, soluções inovadoras orientadas para eficiência, sustentabilidade e biotecnologia no setor agrifood.
• Segue-se uma mesa-redonda “The role of investors in the agrifood entrepreneurship ecosystem”, moderada por Gonçalo Amorim, que contará com a participação de representantes da EA Angels, 3xP Global, Core Angels, e Beta Capital. Esta discussão explorará o papel estratégico dos diferentes tipos de investidores e os critérios que orientam a sua tomada de decisão no apoio a novos projetos.
A tarde encerra com as apresentações das startups BioArmix, Humiverso, Greencide, AnimoB, e BBKW seguido de perguntas dos participantes. Este momento dará a conhecer projetos em fase mais avançada de desenvolvimento, evidenciando o seu potencial de impacto, capacidade de inovação e escalabilidade no ecossistema agrifood.
Já estão abertas as inscrições para as duas sessões (vagas limitadas):
• Manhã (9.00h): “Agrifood Corporate Venturing Launchpad”
https://forms.gle/omEp8EoJQJVYNw2A9
• Tarde (13.30h): “Agrifood Investment Launchpad”
https://forms.gle/Ng1PGaLsSkSVv1B66








































