Hospital Veterinário Muralha de Évora lança 8.º Concurso de Comunicações Científicas
Evento decorre no âmbito das 17as Jornadas Internacionais HVME, em março de 2026
O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) e a Equimuralha anunciam a abertura de submissões de resumos para o 8.º Concurso de Comunicações Científicas, a realizar-se no âmbito das 17as Jornadas Internacionais HVME, que terão lugar em Évora, de 13 a 14 de março de 2026. O concurso constitui um espaço de excelência para a divulgação e valorização da investigação veterinária em Portugal, promovendo a inovação, a partilha de conhecimento técnico-científico e o diálogo entre médicos veterinários, investigadores, produtores e estudantes.
As submissões de resumos estão abertas até 15 de janeiro de 2026. Os interessados poderão submeter os seus resumos através do formulário oficial disponível em:
https://jornadas.hvetmuralha.pt/8o-concurso-comunicacoes-cientificas/
Serão aceites trabalhos originais nas áreas de clínica e produção animal, investigação experimental aplicada a ruminantes, suínos ibéricos, equinos e espécies silvestres, estudos de caso clínico, revisões retrospetivas e aplicação de novas tecnologias na produção animal.
Prémios e reconhecimento científico
Além dos prémios para Melhor Comunicação Oral (300 €) e Melhor Póster (200 €), será atribuído o prémio especial “Ordem dos Médicos Veterinários – Melhor Jovem Investigador”, que visa destacar o mérito científico de finalistas, doutorandos e recém-graduados/doutorados. Este prémio visa também reconhecer a Ordem dos Médicos Veterinários, e o excelente contributo que tem dado à profissão.
Todos os premiados receberão ainda um exemplar do livro “Bovine Immunity: making bovine immunology and vaccinology come alive”, cortesia da HIPRA, e a melhor comunicação oral terá direito à publicação do seu trabalho na revista Vida a Pasto (edição 2027).
Apoios institucionais
O concurso conta com os apoios da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV), da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e da HIPRA.