Estudo mostra onde é fundamental reflorestar para melhorar clima

Estudo mostra onde é fundamental reflorestar para melhorar clima

[Fonte: Observador] O Brasil, a Indonésia, Madagáscar, Índia e Colômbia são os países mais favoráveis à reflorestação, de acordo com o estudo. Medida traria maiores benefícios na absorção de dióxido de carbono e água.

A restauração de 11% das florestas tropicais húmidas destruídas pode melhorar o clima e o meio ambiente, especialmente se feita em pontos críticos de 15 países, como o Brasil ou a Índia, indica um estudo esta quarta-feira divulgado.

A investigação, publicada na revista Science Advances, identificou locais de países em quatro continentes onde a revitalização das florestas traria maiores benefícios na absorção de dióxido de carbono, água e vida selvagem.

São mais de 100 milhões de hectares de florestas húmidas que podiam ser restaurados e que representariam uma oportunidade para lutar contra o aumento da temperatura global, poluição, falta de água e extinção da vida animal e vegetal.

O Brasil, a Indonésia, Madagáscar, Índia e Colômbia são os países com maior área de locais propícios para reflorestação, mas em África foram também identificados mais cinco países (além de Madagáscar) com boas oportunidades, o Ruanda, o Uganda, o Burundi, o Togo e o Sudão do Sul.

 

 

Comente este artigo
Anterior Resumo Climatológico - Junho 2019
Próximo Reino Unido devolve 1400 toneladas de frango com salmonela ao Brasil

Artigos relacionados

Últimas

A agricultura e o desenvolvimento rural em debate na OERN – 7 de julho

O Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) organiza durante o mês de Julho um ciclo de conferências […]

Nacional

OCDE apresenta o Relatório “Bem-estar rural: Geografia de oportunidades”

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no âmbito do Relatório “Bem-estar rural: Geografia de oportunidades” (Rural Well-being: Geography of opportunities) realiza esta segunda-feira, […]

Eventos

Workshop de Agricultura de Precisão -10 de Fevereiro 2018 – Paredes

Aumentar a eficiência das explorações, reduzindo por exemplo os inputs,  pode ser um pesadelo da gestão agrícola. As novas tecnologias são o melhor aliado do produtor, […]