[Fonte: Observador] O Brasil, a Indonésia, Madagáscar, Índia e Colômbia são os países mais favoráveis à reflorestação, de acordo com o estudo. Medida traria maiores benefícios na absorção de dióxido de carbono e água.
A restauração de 11% das florestas tropicais húmidas destruídas pode melhorar o clima e o meio ambiente, especialmente se feita em pontos críticos de 15 países, como o Brasil ou a Índia, indica um estudo esta quarta-feira divulgado.
A investigação, publicada na revista Science Advances, identificou locais de países em quatro continentes onde a revitalização das florestas traria maiores benefícios na absorção de dióxido de carbono, água e vida selvagem.
São mais de 100 milhões de hectares de florestas húmidas que podiam ser restaurados e que representariam uma oportunidade para lutar contra o aumento da temperatura global, poluição, falta de água e extinção da vida animal e vegetal.
O Brasil, a Indonésia, Madagáscar, Índia e Colômbia são os países com maior área de locais propícios para reflorestação, mas em África foram também identificados mais cinco países (além de Madagáscar) com boas oportunidades, o Ruanda, o Uganda, o Burundi, o Togo e o Sudão do Sul.
Discussão sobre este post