Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas

Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas

[Fonte: Agricultura e Mar]

Os agricultores espanhóis da região de Valência estão preocupados com os baixos preços da uva. Por isso convocaram uma manifestação, para o próximo dia 5 de Setembro, em Requena.

A Coordenadora Rural do País Valenciano-COAG, a Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA) e a União de Llauradors i Ramaders, com o apoio da Federação de Cooperativas Agro-alimentares da Comunidade Valenciana, decidiram convocar aquela manifestação em protesto contra os “preços da ruína que as grandes vinícolas tentam impor para as uvas destinadas à elaboração de vinho e do espumante cava”.

As principais entidades representativas do sector vinícola valenciano aderem assim às greves convencionadas na Catalunha e na Extremadura, em resultado de “estratégias especulativas destinadas a causar um colapso sem precedentes e a baixas históricas do preço das uvas para cava”, explicam aqueles agricultores espanhóis em comunicado conjunto.

Manif alargada a toda a Valência

No entanto, a manifestação que terá lugar em Requena também estende a sua queixa à crise de preços que o resto dos produtores de vinhos de Valência atravessa cuja colheita é usada na produção de vinhos.

Por isso, os líderes das organizações agrárias e cooperativas pedem a todos os agricultores de Utiel-Requena e do resto das regiões vinícolas para se mobilizarem, com o apoio de tractores, junto ao Monumento da Vindima, que terá como lema ‘Pelo Cava e o Sector Vitivinícola’.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Países do G7 prometem ajudar Amazónia, Bolsonaro agradeceu e diz que vai "proteger ambiente"
Próximo InovMilho: Dia de Campo mostra inovação na cultura do milho a 4 de Setembro

Artigos relacionados

Nacional

“Vinha e vinho, turismo e património cultural nos territórios dos GAL”. Colóquio gratuito na FNA 2019

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Federação Minha Terra vai realizar o colóquio “Vinha e vinho, turismo e património cultural nos territórios dos GAL” no dia 12 Junho, pelas 14h30, no CNEMA, em Santarém, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura de 2019, […]

Nacional

Madeira: Governo aplica 258 mil euros na aquisição de serviços silvícolas para zona corta-fogo

[Fonte: O Jornal Económico]
O Governo da Madeira vai gastar 258 mil euros para a aquisição de serviços silvícolas, no âmbito da criação de uma faixa de gestão de combustível com uma extensão de 32,8 hectares, no Caminho dos Pretos, de acordo com a portaria publicada em diário oficial. […]

Nacional

Portugal Fresh: Seminário Internacionalização – 16 de maio – Oliveira do Bairro

[Fonte: Voz do Campo]
Organizado pela Portugal Fresh, vai ter lugar no dia 16 de maio, no Espaço Inovação de Vila Verde, Oliveira do Bairro, o Seminário internacionalização que pretende ser um momento de debate sobre experiências e estratégias para o crescimento das exportações e internacionalização de um setor que conta com um valor de produção (em 2018) de 2790 M.€ e de exportação 1502 M.€. […]