Encontro Nacional do décimo aniversário da WWOOF será no Fundão a 7 e 8 Setembro

Encontro Nacional do décimo aniversário da WWOOF será no Fundão a 7 e 8 Setembro

[Fonte: Gazeta Rural]

Nos dias 7 e 8 de Setembro acontece na KEELA Yoga Farm (Mata da Rainha, Fundão) o Encontro de Aniversário da WWOOF Portugal. Do programa fazem parte workshops de construções ecológicas, agro-floresta, danças tradicionais.

O encontro está aberto a toda a comunidade WWOOF mas também a quem queira juntar-se durante estes dias para aprender mais sobre os temas dos workshops, e sobre a própria associação WWOOF.

2019 é altura de comemorar os 10 anos da WWOOF Portugal (WorldWide Opportunities on Organic Farms), uma associação que põe em contacto voluntários com anfitriões dedicados à produção biológica, permacultura, eco-construções e outras técnicas ecológicas. Trata-se de uma aprendizagem / troca informal em ambos os sentidos, não havendo troca monetária. Os voluntários (WWOOFers) ajudam algumas horas por dia nas quintas e aprendem em primeira mão conhecimentos de agricultura biológica, permacultura, auto suficiência e ecologia. Os anfitriões oferecem estadia e comida, e recebem colaboração nas tarefas da quinta (alimentar os animais, construção de abrigos, plantar legumes, etc).

Alguns relatos de experiências mencionados por pessoas que participaram no programa WWOOF, incluem aspectos como:

Por parte dos anfitriões: “Receber WWOOFers é uma forma de viajar. Com as tarefas da quinta, há poucas possibilidades de sair do país, ir de férias. Acolher pessoas de outras realidades culturais é uma forma de estar em contacto com outras culturas.”

E por parte dos WWOOFers ouvimos com frequência: “Após a experiência de WWOOFing, ganha-se maior consciência sobre a produção alimentar biológica. Quando regressam ao país de origem, passam a produzir alguns legumes em pequenos espaços domésticos, e associam-se também a cooperativas de produtores biológicos locais, que fornecem cabazes semanais.”

A experiência WWOOFing vai muito além de uma forma de viajar. De facto, ninguém paga, mas todos recebem: implica uma atitude de envolvimento, empatia e confiança mútua por ambas as partes, anfitrião e WWOOFer.

Comente este artigo

O artigo Encontro Nacional do décimo aniversário da WWOOF será no Fundão a 7 e 8 Setembro foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Não há cérebro B
Próximo Município de Grândola: Feira de Agosto promove produtos endógenos de 22 a 26 de Agosto

Artigos relacionados

Nacional

IFD e Novo Banco assinam empréstimo de 40 milhões para financiar empresas portuguesas

[Fonte: ECO]
A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), mais conhecida como banco de fomento, e o Novo Banco assinaram esta quarta-feira, no Ministério da Economia, em Lisboa, um contrato de empréstimo de 40 milhões de euros para financiar empresas portuguesas.
De acordo com o comunicado conjunto do Ministério da Economia, […]

Sugeridas

IFAP tem nova direção para agilizar distribuição dos fundos comunitários

[Expresso] Mário Centeno assinou o despacho de dissolução do anterior conselho diretivo no final da semana passada. Nova direção estreou-se esta segunda-feira para resolver os problemas da plataforma informática que gere a submissão das candidaturas às ajudas comunitárias para os sectores da agricultura e das pescas. […]

Últimas

Portugal em situação de alerta devido ao risco de incêndio

[Fonte: Vida Rural]

O território Continental está, até ao próximo dia 30 de maio, em situação de alerta devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal”.
De acordo com o Ministério da Administração Interna e com o Ministério da Agricultura, […]