A Linde Material Handling disponibiliza no mercado mundial as primeiras versões Roadster alimentadas por pilha de combustível dos empilhadores contrapesados Linde: E20 a E35. Segundo a empresa, estas versões Roadster «são especialmente adequadas para instalações logísticas e industriais com muito tráfego de pessoas e equipamentos» e «o operador pode realizar trabalhos de precisão como a carga de contentores com uma maior facilidade através de um campo de visão muito maior e desimpedido».
«Os nossos clientes procuram soluções energéticas económicas e, cada vez mais, a pegada de CO2 desempenha um papel decisivo neste contexto», afirma Markus Weinberg, International Product Manager Energy Solutions da Linde Material Handling, a propósito da disponibilização destes modelos. A produção dos primeiros equipamentos da empresa com esta fonte energética começou em 2010 e, hoje em dia, «cerca de 80%» dos seus modelos já podem ser solicitados com alimentação por pilha de combustível, «incluindo porta-paletes, tractores de reboque e empilhadores rectrácteis, assim como empilhadores contrapesados», salienta Markus Weinberg.
A Linde Material Handling explica que o sistema energético da pilha de combustível «não gera emissões nocivas durante o funcionamento», pois «a produção de energia ocorre através de uma reacção química entre o oxigénio e o hidrogénio». «A eletricidade assim gerada alimenta uma bateria de iões de lítio, que por sua vez fornece os motores de tracção e de elevação. Ao mesmo tempo, esta bateria de iões de lítio serve como armazenamento intermédio para a energia de travagem recuperada e como “reserva energética” para os períodos de máxima procura. Os únicos subprodutos gerados durante o processo químico de geração eléctrica são calor e água pura. Esta última é bombeada durante o reabastecimento de hidrogénio.» A isto acresce que «o processo de enchimento completo do depósito realiza-se em apenas três minutos, o que garante a máxima disponibilidade, especialmente em situações de alta ocupação como as aplicações multiturno», e «a vida útil comparativamente longa de uma pilha de combustível: cerca de 10.000 horas de funcionamento» indica a Linde Material Handling.