Edição genética | Cientistas tentam controlar peste suína africana com CRISPR

Edição genética | Cientistas tentam controlar peste suína africana com CRISPR

A peste suína africana é devastadora para os porcos, mas investigadores do International Livestock Research Institute têm esperança de que o CRISPR Cas9 pode ajudar a desenvolver uma vacina para controlar esta doença altamente contagiosa. Novos testes já começaram.

Investigadores do  International Livestock Research Institute têm (ILRI) estão a utilizar a ferramenta de edição de genomas CRISPR Cas9 e a biologia sintética para modificar o genoma do vírus que provoca a peste suína africana, uma doença altamente contagiosa e cuja presença tem sido observada desde o início do século XX no sul e leste de África.

Os cientistas estão a tentar desenvolver uma vacina para reduzir as mortes por peste suína africana há cinco anos e até agora surgiram dez vacinas candidatas para teste, que se encontram em diferentes fases. “Este é o primeiro teste baseado num genoma a ser conduzido no genótipo IX, prevalente na África Oriental e Central”, avançou Lucilla Steinaa, Investigadora Principal do projeto de vacinas contra a peste suína africana no ILRI.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a agricultura (FAO), a caracterização genética de todos os vírus isolados da peste suína africana conhecidos até agora demonstrou 23 genótipos geograficamente relacionados com vários subgrupos.

Testes controlados em laboratório estão a ser feitos em porcos. Lucilla Steinaa prevê concluí-los até ao final de 2022, altura em que espera também já ter encontrado uma vacina que possa ser produzida.  

Leia o artigo original na Cornell Alliance for Science.

O artigo foi publicado originalmente em CiB - Centro de Informação de Biotecnologia.

Comente este artigo
Anterior AgroVida abril 2021
Próximo Incêndios: PAN quer ouvir MAI na AR sobre limpeza de terrenos e prevenção de fogos

Artigos relacionados

Últimas

Edição limitada de “O Melhor Azeite do Mundo” da Oliveira da Serra já está à venda

Vencedor da medalha de ouro no prémio internacional Mario Solinas, o Melhor Azeite do Mundo de Oliveira da Serra, já pode ser adquirido na loja O’live, […]

Nacional

Covid-19 deixa mais 19,5 milhões de pessoas à beira da fome

A crise provocada pela Covid-19 trouxe ainda mais à superfície as dificuldades que as populações mais vulneráveis enfrentam e tirou alimentos àqueles que já tinham dificuldade em consegui-los. […]