EDIA disponibiliza Carta de Aptidão do Regadio

EDIA disponibiliza Carta de Aptidão do Regadio

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva) passou a disponibilizar no seu site a Carta de Aptidão ao Regadio. Este documento pode ser acedido aqui e é relativo ao perímetro do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

A carta «apresenta a classificação de aptidão ao regadio pelo sistema USBR (United States Bureau of Reclamation), que se baseia no princípio de que uma terra, para poder ser beneficiada com regadio, deve ter a capacidade produtiva que pague os encargos comuns, de exploração, de desenvolvimento, de remuneração do agricultor e da água de rega» explica a entidade. Neste contexto, «a Classe de Aptidão exprime o grau de aptidão ao regadio, de acordo com as suas características físicas (textura, profundidade, topografia e drenagem) e químicas (teor de matéria orgânica, pH, Bases e Capacidade de Troca), que conduz a um conjunto de resultados económicos, variando entre a melhor, classe 1 (ou Aptidão Elevada), até à classe 6 (ou Inaptidão Total).»

Segundo a EDIA, o estudo que serviu de base para a Carta de Aptidão ao Regadio «foi realizado em 2003, pelo então Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, IDRHa (actual Dgadr – Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural), para uma área total de 190.000 ha [hectares], dos quais se classificaram 121.500 ha como aptos para regadio (classes 1 a 4)». Para o efeito, «foram abertos e caracterizados uma série de perfis, tendo sido realizada a sua descrição e análise físico-química».

A Carta de Aptidão ao Regadio «encontra-se publicada à escala 1:25 000», indica a EDIA. A entidade salienta, a propósito desta iniciativa, que assim «dá continuidade à disponibilização gratuita de ferramentas de ajuda à decisão para os investimentos agrícolas dos agricultores».

Comente este artigo

O artigo EDIA disponibiliza Carta de Aptidão do Regadio foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Cotações – Suínos – Informação Semanal – 31 Dezembro 2018 a 6 Janeiro 2019
Próximo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 31 Dezembro 2018 a 6 Janeiro 2019

Artigos relacionados

Nacional

Desde o início do ano já foram registados 2650 crimes de incêndio florestal e detidas 37 pessoas

[Fonte: SAPO 24]

Relativamente à fiscalização da limpeza de terrenos, entre 01 de abril e 23 de junho, a Guarda Nacional Republicana (GNR) procedeu à elaboração de “cerca de 2.900 autos de contraordenação devido à falta de gestão de combustível”, avançou o MAI, […]

Nacional

Incêndios: Dez empresas já têm luz verde para receber apoios comunitários

Até ao momento foram aprovadas dez candidaturas de empresas, que envolvem um investimento de 517 mil euros. Já foram pagos adiantamentos no valor de 67 mil euros.

São 25 milhões de euros para 55 empresas afetadas pelos incêndios que devastaram o centro do país de 17 a 21 de junho. […]

Nacional

Paulo Martinho é o “Melhor jovem agricultor 2017”

[Fonte: Revista Fruta Legumes e Flores] Paulo Martinho, o jovem agricultor responsável pelo projecto Sementes Vivas, venceu o prémio de “Melhor jovem agricultor 2017” com este projecto. A distinção foi atribuída no âmbito do 5.º Concurso Nacional de Jovens Agricultores, promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal. […]