Dominado fogo em Azeméis que chegou a envolver mais de 400 operacionais

Dominado fogo em Azeméis que chegou a envolver mais de 400 operacionais

O incêndio que lavrava em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, desde as 03h30 de terça-feira e que chegou a ser combatido por 436 bombeiros foi dado como dominado às 23h00, revelou fonte do comando das operações.

“O fogo já está dominado e temos agora 100% do perímetro do incêndio controlado, já em fase de rescaldo”, declarou à agência Lusa o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, Fernando Maciel.

O fogo, que consumiu uma área “ainda por determinar” de terreno florestal distribuído pelas freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, agravou-se durante a tarde devido às elevadas temperaturas e aos ventos fortes que se fizeram sentir na região, mas, segundo o coordenador das operações, “nunca representou risco para a população”.

No local, pelas 23h30 permaneciam 379 operacionais e 114 meios terrestres que “vão continuar a trabalhar na consolidação do rescaldo, para se manter vigilância sobre a área” e, assim, se evitarem eventuais reacendimentos, segundo Fernando Maciel.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Crédito Agrícola com resultado positivo de 112,5 milhões de euros em 2018
Próximo Incêndios. Governo declara situação de alerta e proíbe queimadas até domingo

Artigos relacionados

Últimas

Aldeia Nova: A terra que reapareceu por culpa da seca

[Fonte: Diário do Alentejo] A culpa de ela ter voltado a emergir foi da seca. Da chuva que não caiu e que, […]

Nacional

Agricultores acusam ambientalistas de “desinformação” sobre o trabalho do setor no combate às alterações climáticas

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo e a Olivum – Associação de Olivicultores do Sul emitiram esta quarta-feira (24 de abril) um comunicado conjunto em que acusam as organizações ambientalistas, […]