A Comissão Europeia publicou os principais resultados da consulta pública sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais (LTVRA) realizada entre 7 de setembro e 30 de novembro de 2020, que teve participação no processo de um total de 2 326 inquiridos de todos os Estados-Membros da UE.
A consulta reuniu as percepções e pontos de vista dos europeus sobre um conjunto de questões, incluindo as necessidades das áreas rurais na atualidade, o que as torna atrativas, oportunidades para o futuro e governança nas áreas rurais.
Os entrevistados acreditam que a atratividade das áreas rurais, nos próximos 20 anos, dependerá em grande parte da disponibilidade de conetividade digital (93%), de serviços básicos e serviços eletrónicos (94%) e da melhoria do desempenho climático e ambiental da agricultura (92%).
Além disso, mais de 50% deles afirmaram que a infraestrutura, especialmente em termos de transportes públicos, é a necessidade mais premente para as áreas rurais. O acesso a serviços básicos e locais de conveniência também foi citado como uma necessidade urgente para 43% dos participantes.
Quando questionados se as pessoas se sentiam deixadas para trás pela sociedade, 39% dos entrevistados responderam que sim. Esta parcela aumenta para participantes envolvidos na agricultura (45%), vivendo em áreas rurais (41%) e vivendo em áreas rurais remotas (56%). A razão mais importante citada para isso é a deterioração da infraestrutura e dos serviços (61%).
Durante a Semana da Visão Rural, organizada pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) entre 22 e 26 de março de 2021, todos os resultados serão apresentados.
Os Grupos de Trabalho do Fórum de Digitalização Rural prepararam uma contribuição para a Visão de Longo Prazo para Áreas Rurais, analisando os principais viradores do jogo digital que moldam o futuro da agricultura, silvicultura e áreas rurais, bem como uma série de recomendações para impulsionar a digitalização sustentável em áreas rurais em 2040.
Resumo da Consulta Pública (pdf)
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.