Alcoutim é um território onde fenómeno da desertificação está presente, devendo-se a diversa natureza, desde a seca severa, alternada com precipitações intensas, passando pelo despovoamento. Neste episódio, viajamos até a ao muncípio raiano, localizado no distrito de Faro, para conversar produtores agro-pecuários que, através duas suas iniciativas exemplares, tentam contraiar esta tendência.
O episódio do Estudo de Caso “Alcoutim”, é o terceiro de uma série de cinco episódios integrados no projeto “Dinâmicas, Condicionantes e Potencialidades dos Territórios Rurais com Menor Densidade Populacional e elevado Risco de Desertificação”, do PDR 2020, para estudar as dinâmicas demográficas e socioeconómicas em diferentes territórios do interior de Portugal, que revelam maior suscetibilidade à desertificação e menor densidade demográfica.
O projeto é promovido pela DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Munípio de Alcoutim, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP; Instituto Politécnico de Bragança; Universidade do Algarve; e Universidade Nova de Lisboa. Territórios em estudo: Vimioso, Penamacor, Idanha-a-Nova, Alcoutim, e Querença. Agradecimentos: CM Alcoutim, Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais de Cumeadas do Baixo Guadiana, Luís Rodrigo, Romeu Adriano Dias.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.