Dia Mundial do Leite Escolar – 25 de Setembro de 2019

Dia Mundial do Leite Escolar – 25 de Setembro de 2019

[Fonte: ANIL] Celebrar o Dia Mundial do Leite Escolar oferece a oportunidade das escolas de todo o país lembrarem os benefícios do leite para a saúde das crianças em idade escolar.

Iniciativa da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), que celebra este ano a sua 19.º edição em mais de 40 países, o Dia Mundial do Leite Escolar, visa realçar a importância do leite na alimentação de todas as crianças.

A distribuição diária e gratuita de leite nas escolas existe como um contributo positivo ao estado nutricional da criança. Promove hábitos alimentares saudáveis, ajuda a cumprir as recomendações nutricionais nacionais e combate a malnutrição.

Em idade escolar, bons hábitos alimentares e boa nutrição são factores fundamentais para preparar as crianças para a aprendizagem e a manter o vigor e a energia necessárias a todas as actividades.

Simples, chocolatado ou sem lactose, o leite é considerado um alimento completo e único. Naturalmente rico, oferece os nutrientes essenciais ao organismo. É fonte de riboflavina, que contribui para o normal metabolismo produtor de energia, de proteínas de alto valor biológico, que contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular e de ossos normais. Fonte cácio e de fósforo, que contribuiem para a manutenção de dentes normais, sendo também fonte de iodo, que contribui para o crescimento e para a função cognitiva normais.

A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) incentiva todas as Escolas a ensinar aos alunos a importância de tomar leite como parte de uma dieta saudável e equilibrada, a realçar o leite como uma excelente fonte de vitaminas e minerais que as crianças precisam para ficar despertas e prontas para aprender. Aos Pais recorda, que a Roda dos Alimentos recomenda, diarimamente, a ingestão de 3 porções de leite e produtos lácteos.

Exatamente o que as crianças precisam! Leite, um alimento prático, versátil e saboroso!

Comente este artigo
Anterior Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo
Próximo A Terra e os Homens - Episódio 6

Artigos relacionados

Últimas

CE: Publicado o regulamento para fazer face à perturbação do mercado no setor das frutas e produtos hortícolas e sectores vitivinícolas causados pela pandemia COVID-19

O tão aguardado Ato Delegado que altera o Regulamento (UE) 2020/592 sobre «medidas temporárias excepcionais que derrogam certas disposições do Regulamento (UE) n.º 1308/2013 do […]

Notícias cadeia alimentar

Cova da Beira 2020 abre concurso para cadeias curtas e mercados locais

O instrumento de apoio ao desenvolvimento local COVA DA BEIRA 2020, gerido pela RU.DE – Associação de Desenvolvimento Rural, abriu o período para apresentação de candidaturas para a criação de cadeias curtas de distribuição e de comercialização de produtos agrícolas, […]

Comunicados

3º Concurso de Ideias de Negócio do projeto AgriEmpreende arranca na próxima segunda-feira

Inovação e novos negócios para o setor agroalimentar no Ribatejo e na região Centro
Começam na segunda-feira 19 de novembro as candidaturas para o 3º Concurso de Ideias de Negócio do projeto AgriEmpreende, […]