Uma das melhores formas para combater a seca é reduzir o desperdício de água nas várias atividades do quotidiano. Saiba como.
O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente a 17 de junho desde 1995, ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas. O principal objetivo desta data é sensibilizar a opinião pública para os efeitos da seca e para a importância do combate à desertificação.
Uma das melhores formas para combater a seca é reduzir o desperdício de água nas várias atividades do quotidiano. Para além de ajudar também a reduzir a fatura mensal, a pegada ecológica de cada um também pode diminuir.
A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) decidiu que Espanha é este ano palco principal da celebração global do evento que terá lugar em Madrid, com o foco centrado na urgência em adotar políticas e medidas à escala local, regional e global para evitar os piores efeitos da desertificação. “Superar a Seca Juntos” é o tema escolhido para a edição deste ano.
“É uma honra sediar um evento que traz à tona a ameaça que a seca representa para milhões de pessoas e ecossistemas em todo o mundo. Somente trabalhando juntos podemos superar os seus impactos devastadores. Devemos começar a prepararmo-nos hoje para nos proteger das secas amanhã”, sublinhou a vice-presidente do governo espanhol e ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, Teresa Ribera.
A seca afetou mais de 2,5 mil milhões de pessoas em todo o planeta entre 1900 e 2019, e causou mais de 11,5 milhões de mortes. De acordo com as últimas previsões, a situação de seca pode afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.
Discussão sobre este post