Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação da FAO (16 de outubro), o programa FoodEducators, uma iniciativa do EIT Food, coordenada em Portugal pela BGI Sustainable Ventures, convida escolas, professores e alunos de toda a Europa a falar sobre literacia alimentar.
“Os sistemas alimentares estão no centro de muitos dos desafios que enfrentamos hoje, desde as alterações climáticas à saúde pública”, afirma Fabienne Ruault, responsável pelo programa FoodEducators a nível europeu.
O programa disponibiliza recursos interativos e atividades lúdicas em sala de aula, totalmente gratuitas, para que os professores possam desafiar os alunos a descobrir de onde vem a sua alimentação, como esta se relaciona com o planeta e porque é que as suas escolhas contam. Em 2024 alcançou mais de 5.000 professores e 70.000 alunos em 16 países europeus!
Como indica Clara Pais, coordenadora do projeto em Portugal, “a ideia é oferecer aos professores ferramentas práticas para transformar estes grandes temas em aulas envolventes e divertidas, incentivando um pensamento crítico e consciente.”
Mas a implementação do FoodEducators a nível nacional pela BGI só é possível graças ao apoio dos seus parceiros, que todos os dias fazem parte desta missão: A F4S com o projeto Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável e o projeto FoodUnfolded; a APCOI, com o projeto Heróis da Fruta; o HortasLx com o projeto Escola Verde; e a Upfarming com o projeto Escolas Comestíveis. Com o seu empenho e dedicação, concretizam iniciativas fundamentais para inspirar e envolver adultos e crianças na mudança.
Como nos indica Mário Silva, Presidente da Direção da APCOI, “É possível educar para a saúde com alegria e transformar comportamentos em hábitos para a vida. Quando damos às crianças o poder de fazer escolhas mais saudáveis, estamos a investir num futuro com mais saúde e bem-estar para todos.”
André Maciel, fundador do Projeto HortasLx, acrescenta: “Desde criança, por sentir a ausência deste tema na escola, acredito que as escolas devem ser o palco da literacia alimentar, de forma profunda e envolvente. Precisamos de ir além do simples conceito de alimentação saudável; devemos compreender de forma prática de onde vem o que comemos e em que solo é produzido o nosso alimento, pois é aí que tudo começa.”
Nesta data de celebração da alimentação e da aprendizagem, o FoodEducators preparou um Caderno de Atividades disponível no site (www.foodeducators.eu/pt), propondo uma Semana de Atividades sobre alimentação saudável e sustentável.
Os professores que participarem e partilharem o seu feedback no site recebem certificados e selos digitais, reconhecendo o seu envolvimento e da sua escola na iniciativa. No ano passado, mais de 9.000 alunos e 200 professores participaram nesta Semana de Atividades e 2025 promete ser ainda maior!
Fonte: BGI Sustainable Ventures