Duarte Mira, representante permanente da CAP em Bruxelas, participou no programa “Brussels, My Love” da Euronews, onde debateu o Orçamento Plurianual da Comissão Europeia e criticou fortemente o corte de 21% que a Comissão está a propor para a Política Agrícola Comum (PAC).
Durante o debate, Duarte Mira destacou que a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal – e todas as organizações europeias representadas no COPA-Cogeca, organização de cúpula das organizações agrícolas europeias, se sentem traídas pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. “A presidente prometeu aos agricultores, durante as manifestações do ano passado, que iria reconhecer e valorizar o trabalho dos agricultores europeus e que não cortaria o orçamento da PAC. Os agricultores europeus estão revoltados e se o orçamento não for revisto vão voltar à rua e a organizar manifestações em Bruxelas e em toda a Europa, porque Von der Leyen mentiu durante a campanha eleitoral para presidente da Comissão Europeia, prometeu mais apoios para a agricultura e agora apresenta um corte na PAC que, a preços correntes, ultrapassa os 40%”, afirmou.
Duarte Mira adiantou ainda que a CAP já propôs ao COPA-Cogeca o lançamento de uma campanha junto do Parlamento Europeu para que os eurodeputados rejeitem os cortes na PAC, alertando que estes colocam em risco a segurança alimentar na Europa e as zonas rurais, que representam 75% do território da União Europeia. Sublinhou também que os subsídios à agricultura não são mais do que um apoio à perda de rendimento dos agricultores, permitindo que os 400 milhões de cidadãos da União Europeia tenham acesso a alimentos a preços razoáveis e produzidos com os mais altos padrões de qualidade a nível mundial.
O programa “Brussels, My Love” será transmitido este fim de semana na Euronews.
Fonte: CAP