Cristas critica governo que “faz pouco ou nada pelo mundo rural”

Cristas critica governo que “faz pouco ou nada pelo mundo rural”

[Fonte: Rádio Renascença]

Foi com sorriso aberto que Assunção Cristas chegou à Herdade Vale da Rosa. Não se esquece de um dos sítios onde foi feliz. Lembrou que foi a esta propriedade que fez a sua primeira visita enquanto ministra da agricultura. Orgulhoso estava o proprietário, o comendador António Silvestre Ferreira, que revelava as novidades e ambições da empresa.

Cumprida a sessão de boas vindas, foi o momento de seguir para o terreno, uma propriedade com 250 hectares e de onde saem todos os anos oito mil toneladas de uvas. A líder centrista e Nuno Melo meteram as mãos na massa e ajudaram na monda da semente. Entre as vinhas, onde nascem uvas sem grainha, o cabeça de lista foi desafiado a identificar a grainha desta campanha às Europeias. “As fake news”, disse. E rapidamente fez a ligação com os fakes rankings. “Eu, por ser do CDS, parto logo em desvantagem nos rankings de influência. Se fosse socialista subia logo nos fake rankings. Eu espero é que um dia se façam rankings de trabalho”, afirmou.

Depois do trabalho feito e aprovado pelo proprietário da herdade, Assunção Cristas partiu para o ataque ao governo. “Um ministro da agricultura que em quatro anos não acrescenta um hectare em Alqueva e que só desmerece o trabalho anteriormente feito. Quando a nível nacional executa fundos para o regadio que ficam praticamente a um terço do que foram feitos pelo anterior governo. Isto quer dizer que os socialistas falam muito mas fazem pouco ou nada pelo mundo rural”, sublinhou a líder centrista.

Assunção Cristas lembrou por isso o que foi feito no anterior governo. “Quando chegámos tínhamos Alqueva previsto para concluir em 2025, antecipámos para 2015. Estavam apenas 50 mil hectares feitos, nós fizemos mais 70 mil e concluímos com 120 mil hectares na campanha de rega de 2016. Foram 400 milhões de euros em investimento, contra zero deste governo.”

A Semente Europa

O CDS quer apresentar todos os dias uma ideia para a Europa. O dia é dedicado à agricultura e por isso eis a “Semente Europa”. Nuno Melo explica que será uma espécie de Erasmus, “totalmente financiada pela UE” para levar jovens agricultores a conhecerem a realidade da agricultura de outros países”

Comente este artigo

O artigo Cristas critica governo que “faz pouco ou nada pelo mundo rural” foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Oficina Técnica de Mecanização: III Ação em Instrumentos de Comando e Automação de Funções em Tratores - 31 de maio - Alcobaça
Próximo João Ferreira faz rescaldo dos fogos do verão passado

Artigos relacionados

Nacional

Mais de mil hectares já foram rearborizados no Pinhal de Leiria

[Fonte: Sapo] O presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, afirmou hoje que já foram rearborizados 1.039 hectares de um total de cerca de 2.500 do Pinhal do Rei, em Leiria.

“Posso dizer hoje que estão rearborizados 1.039 hectares de um total de 2.520 que devem ser intervencionados”, […]

Últimas

Feromonas que são alternativa a pesticidas vencem prémio de inovação da UE

[Fonte: Vida Rural]

A cofundadora da empresa de biotecnologia BioPhero, Irina Borodina, foi distinguida com o Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras pelo desenvolvimento de feromonas que podem ser uma alternativa aos pesticidas. A empreendedora da Lituânia vai receber um prémio cerca de 100 mil euros, […]

Nacional

Governo aprova 37 projetos de regadio em Vila Real

[Fonte: Vida Rural]

O Ministério da Agricultura aprovou 37 projetos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Vila Real. De acordo com o Governo, em causa estão mais de 1630 hectares, com um investimento público superior a 4,7 milhões de euros. […]