Na região Entre Douro e Minho, área de mercado Entre Douro e Minho, verificou-se uma subida da cotação da cebola conservação à saída de produção (SP) em 14%, devido a uma diminuição da oferta. Um aumento da oferta com concorrência de produtos de Espanha, desvalorizou as cotações para o tomate “Sulcado” estufa SP calibre 67-81 em 33% e calibre >81 em 31%, pimento verde estufa SP 11% e curgete SP não calibrada 10%. As cotações também desceram para o feijão-verde “Achatado Direito estufa” em 25% e abóbora “Mogango” SP unidade 17%, devido a uma maior oferta.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, a maior parte da comercialização dos produtos hortícolas realiza-se em leilão. Verificou-se uma subida acentuada da cotação do tomate “Redondo” SP médio em 133% e pepino SP não calibrado 32%, devido a um aumento da procura, oferta alta e melhor qualidade dos produtos comparando com a semana anterior. Uma maior procura com oferta baixa e melhor qualidade, valorizou as cotações do tomate “Coração de Boi” SP grado em 58%, pimento verde SP não calibrado 54%, couve “Lombardo” SP não calibrada 44% e “Brócolos” SP não calibrada 24%. Também uma maior procura, mas com oferta média e melhor qualidade, fez subir a cotação da curgete SP não calibrada em 24%. A cotação da batata-doce SP não calibrada teve uma subida em 49%, devido a um aumento da procura e melhor qualidade do produto. Quanto às descidas, uma redução da procura e da oferta com produtos de qualidade inferior, desvalorizou as cotações do tomate “Redondo maduro” SP grado em 45%, “Chucha” SP médio 40%, couve-flor SP não calibrada 33% e “Repolho Tipo Coração” SP não calibrada 30%. Com uma diminuição da procura, oferta quase nula e pior qualidade, as cotações tiveram uma descida para a beringela SP não calibrada em 44%, feijão-verde “Douradinho” SP 19%, alface frisada SP não calibrada 16%, feijão-verde “Largo” 13% e nabo com rama SP 11%. As cotações também desceram para o tomate “Cherry” SP em 19% e abóbora “Tipo Francesa” SP 13%, devido a uma menor procura e ligeiro aumento da oferta. Uma diminuição da procura com oferta alta, desvalorizou a cotação do tomate “Chucha” SP grado desvalorizou em 11%.












































