Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 19 a 25 Outubro 2020

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 19 a 25 Outubro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Na semana em análise deu-se um aumento da cotação média nacional dos borregos de 22-28 kg em relação à semana anterior (+7 cêntimos / kg) e uma descida das cotações dos borregos de <12 kg (-17 cêntimos / kg) e de >28 kg (-3 cêntimos / kg).

Na Beira Interior a oferta e a procura de borrego foram médias nas três áreas de mercado, Castelo Branco, Cova da Beira e Guarda. Em Castelo Branco a oferta aumentou e as cotações dos borregos de <12 kg sofreram uma redução (-50 cêntimos / kg nas cot. máx. e +freq.).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e relativamente fraca em Viseu; a procura foi muito fraca nas duas áreas. Em Viseu a oferta está a aumentar, começando a desequilibrar a relação oferta-procura. Descida das cotações máx. e +freq. dos borregos de <12 kg em Viseu (-25 cêntimos / kg).

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de ovinos foi fraca e a procura foi média. A procura aumentou, tendo ocorrido uma subida generalizada de cotações para todas as categorias de borregos (+25 cêntimos / kg a +1,0 EUR / kg).

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca em todas as áreas de mercado com exceção de Évora, em que foi média; a procura foi média no Alentejo Litoral, Estremoz, Alentejo Norte e Elvas e relativamente animada em Évora e Beja. A procura de animais para exportação com destino a Israel tem mantido o mercado relativamente animado.

Em Évora deu-se um aumento de cotações dos borregos de 13-21 kg (+35 cêntimos / kg) e uma descida dos de 22-28 kg e de >28 kg (-5 a -15 cêntimos / kg); em Estremoz aumentaram os borregos de 13-21 kg e de 22-28 kg (+15 a +40 cêntimos / kg).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi relativamente fraca e a procura média. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 kg e de 13-21 kg nas três áreas de mercado, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 kg subiu em relação à semana anterior na região da Beira Litoral (+25 cêntimos / kg); estabilidade destes animais na Beira Interior e em Trás-os-Montes.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado da Sertã, relativamente fraca na Cova da Beira e média na Guarda. A procura foi média nas três áreas analisadas, Cova da Beira, Guarda e Sertã. A oferta é insuficiente para satisfazer a procura na Cova da Beira e na Sertã. Redução da cotação mín. (-50 cêntimos / kg) e subida da cot. máx. (+50 cêntimos / kg) dos cabritos de <10 kg na Sertã.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de cabrito foram muito fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Coimbra e Viseu. A oferta, apesar de escassa, revela-se suficiente para satisfazer a procura em Coimbra e insuficiente em Viseu. Subida das cotações máx. e +freq. dos cabritos de <10 kg em Viseu (+50 cêntimos / kg).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de cabrito foi relativamente fraca e a procura foi média. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi fraca e a procura relativamente fraca. A procura aumentou, o mesmo acontecendo às cotações dos cabritos de <10 kg (+75 cêntimos / kg) e de >10 kg (+1,0 EUR / kg).

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e relativamente fraca no Alentejo Norte; a procura foi muito fraca no Alentejo Norte e relativamente fraca em Estremoz. Estabilidade de cotações nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 19 a 25 Outubro 2020
Próximo Live-stream: Produção de pinheiro-bravo na Austrália

Artigos relacionados

Nacional

Exportação de vinhos portugueses sobe 13% até agosto para 581 ME – ViniPortugal

As exportações de vinhos portugueses, entre janeiro e agosto, subiram 13%, acima do esperado, para 581 milhões de euros, com destaque para os certificados, anunciou […]

Nacional

Produção de azeitona vai continuar a crescer

[Fonte: Diário do Alentejo] A produção média anual de azeitona deverá continuar a crescer em Portugal, sobretudo devido ao olival intensivo e superintensivo instalado no Alentejo, […]

Últimas

BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de aquisição de máquinas agrícolas

O BPI e a John Deere renovaram recentemente o seu protocolo de colaboração. Este protocolo entre as duas empresas visa «facilitar o financiamento da aquisição de máquinas e alfaias agrícolas da marca norte-americana, […]