Na Beira Litoral, área de mercado Viseu, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha “Martainha”.
No Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, entraram mais calibres de maçã em mercado, nomeadamente “Royal Gala” SE categoria I calibre >80 e 65-70, “Royal Gala” SE categoria II calibre 60-65. Verificou-se uma subida da cotação da pera “Rocha” à saída de estação (SE) categoria II calibre 55-60 em 13%, devido a uma maior procura por este calibre.
Na área de mercado Península de Setúbal, a procura de morango aumentou e a cotação do morango SE tamanho grado teve uma valorização em 40%.
No Algarve, terminaram as campanhas de produção e comercialização do figo “Vindimo” preto, pêssego “Polpa Amarela”, uva “Alphonse Lavallee” e “Pallieri”.
Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mecado Douro, a campanha da amêndoa decorre a um ritmo favorável. Verificou-se um aumento das quantidades
transacionadas. A amêndoa tem concorrência de produto de outras regiões e de Espanha.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, campanha de 2025 para a avelã arrancou com uma perspetiva mais favorável no que diz respeito à cotação do
produto, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações sem alteração.
Na Beira Interior, área de mercado Beira Interior, a campanha de produção e comercialização da avelã teve início na semana 41.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a cotação do pinhão não teve alteração.
No Algarve, a alfarroba da nova campanha apresentou tamanhos pequenos e já muito seca. Prevê-se que parte da produção fique por apanhar, cotações
sem alterações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
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Cotações – Frutos frescos e secos – 6 a 12 de outubro de 2025