Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 25 a 31 Maio 2020

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 25 a 31 Maio 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Semana marcada pela retoma das cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g), em relação à semana anterior, respetivamente +5 e +18 cêntimos / kg; estas cotações não apresentavam qualquer subida há pelo menos 9 semanas. No que se refere ao peru, deu-se uma nova redução do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), -5 cêntimos / kg e estabilidade do peru vivo (de 14 a 15 kg).

Beira Litoral

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi muito abundante e a procura animada, tendo a procura melhorado nas últimas 3 semanas. Vários factores concorreram para esta recuperação, seja a reabertura de muitas churrasqueiras, seja a reabertura condicionada da restauração, seja o facto das condições atmosféricas terem sido favoráveis às saídas para compras nas superfícies comerciais.

A relação oferta-procura de frango para churrasco e mesmo de frango com peso até 1500 g está equilibrada, no entanto, no que se refere ao frango com peso superior a 1500 g, a oferta continua excedentária. Subida de cotações do frango abatido, +10 cêntimos / kg para a classe de 700-900 g, +20 cêntimos / kg para a classe de 900-1100 g, +25 cêntimos / kg para a classe de 1100-1300 g e +35 cêntimos / kg para a classe de >1300 g.

As cotações do frango do campo, do peru abatido e ainda das galinhas vivas, pesadas e semipesadas, mantiveram-se estáveis.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias, tendo ocorrido simultaneamente uma diminuição da oferta e um ligeiro aumento da procura.

No que se refere às cotações, verificou-se um aumento do frango vivo (+5 cêntimos / kg) e do frango abatido das classes de peso de 900-1100, 1100-1300 e de >1300 g (+10 cêntimos / kg) e uma redução do peru abatido (-10 cêntimos / kg).

Nota: A partir da 1ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer do ovo na produção (ovo a peso de 60 a 68 g), quer dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, voltaram a manter-se estáveis.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e média em Dão-Lafões; a procura foi média no Litoral Centro e relativamente animada em Dão-Lafões.

A procura diminuiu um pouco, principalmente no Litoral Centro, desequilibrando a relação oferta-procura. Os sinais positivos na procura de ovo que ocorreram na passada semana, com a reabertura de restaurantes e pastelarias, não tiveram continuidade. Por outro lado, verificou-se um aumento da oferta de ovo caseiro na região. Estabilidade generalizada das cotações dos ovos, na produção e classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura relativamente fraca, tendo esta última baixado em relação à semana anterior. Apesar disso, as cotações dos ovos, quer do ovo a peso, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, mantiveram-se estáveis.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior In Loco abre concurso de apoio para pequenos investimentos agrícolas para o Interior do Algarve Central
Próximo Faça Chuva Faça Sol - T.3 Ep.13

Artigos relacionados

Nacional

Ferrovia 2020 com taxa de execução inferior a 9%

O Governo ainda só cumpriu menos de 9% do programa da Ferroria 2020. O plano ferroviário nacional, 20 projetos apresentados por Pedro Marques, […]

Internacional

Fighting climate change with gene editing: Can we slash cows’ methane production?

[Fonte: GLP] What links belching cows and climate change with the modern genetic revolution and a ridiculously long nerve? […]

Blogs

Mosca da Casca Verde da Noz (Rhagoletis completa)

A mosca da casca verde da noz é originária da América do Norte. Está classificada como organismo de quarentena na Europa. Foi identificada […]