Cooperativas olivícolas debatem o futuro do sector

Cooperativas olivícolas debatem o futuro do sector

[Fonte: ffl revista]

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, associada da CONFAGRI, realiza no próximo dia 15 de Fevereiro um encontro com as Cooperativas Olivícolas em Trás-os-Montes para discutir o futuro perante a ameaça da Xylella fastidiosa e as alterações no regime contributivo dos trabalhadores independentes

O encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, e tem como objectivo identificar alguns dos problemas mais urgentes do sector olivícola e fazer um levantamento de propostas a apresentar ao Governo.

Azeite de Trás-os-Montes DOP, um património a preservar

O azeite de Trás-os-Montes é um produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia desde 1996.

Representando 11% da produção nacional, o azeite de Trás-os-Montes tem um peso económico bastante significativo na região. A qualidade destes azeites é mundialmente reconhecida e os inúmeros prémios conquistados têm aumentado o seu prestígio, sobretudo no mercado internacional.

Para que este produto possa contribuir para aumentar as exportações do País, a cooperativa acredita que é preciso manter a dinâmica no sector e o empenho dos produtores.

Programa do Encontro

O debate contará com a presença de vários profissionais do sector, entre eles, o presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Luís Rodrigues; a secretária-geral adjunta da CONFAGRI, Aldina Fernandes; a sub-directora geral da DGAV, Paula Cruz de Carvalho; o coordenador financeiro da CONFAGRI, Albino Alves; a secretária-geral da Fenazeites, Patrícia Falcão Duarte; o presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, Francisco Vilela; e o presidente do conselho fiscal da Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços, Fernando Mourão Vieira.

A sessão de encerramento será da responsabilidade do presidente da Fenazeites, Aníbal Martins.

Consulte o programa clicando aqui.

Notícias relacionadas

  • Portugal registou, em 2017, um valor recorde de produção de azeite, tendo atingido as 125 mil toneladas, mais 80% face…
  • A produção de azeite atingiu, em 2017, as 125 mil toneladas, um aumento de cerca de 80% em relação a…
  • Realiza-se na tarde de hoje, 23 de Novembro, a partir das 14h00, no Centro de Formação Agrícola da Guarda (Quinta…
Comente este artigo

O artigo Cooperativas olivícolas debatem o futuro do sector foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa
Próximo Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 4 a 10 Fevereiro 2019

Artigos relacionados

Nacional

Opinião – Novo sistema da UE ajudará a tornar as nossas crianças mais saudáveis


Phil Hogan, Member of the EC in charge of Agriculture and Rural Development poses for an official portrait.

Tal como muitos países europeus, Portugal tem um problema crescente de saúde social: obesidade infantil. Melhorar a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos mais jovens requer uma abordagem política multidisciplinar: mais programas para promover um estilo de vida saudável e ativo; […]

Nacional

Subsídios para investimento deixam de estar sujeitos a contribuição para Segurança Social

O ministro Adjunto Eduardo Cabrita defende que fica clara a não sujeição desse rendimento a obrigação contributiva.
O Governo aprovou esta quinta-feira uma alteração à regulamentação do Código dos Regimes Contributivos da Segurança Social, clarificando que os “incrementos pontuais de rendimento” dos trabalhadores independentes decorrentes de subsídios ou subvenções ao investimento não estão sujeitos a obrigações contributivas. […]

Comunicados

Sapecvet lança gama profissional ectoparasiticida em Évora

A SAPECVET reuniu algumas dezenas de médicos veterinários para apresentar a nova gama ectoparasiticida ERCISVET, aproveitando o encontro para debater com os profissionais de saúde animal as doenças emergentes que impactam bovinos e ovinos. O encontro realizou-se no dia 21 de Março e teve lugar no Centro de Reuniões do Fórum Eugénio de Almeida, […]